Aprender programando

Olá,

Estou estudando para a certificação OCA Java SE 7. Lí alguns depoimentos e me parece que programar é uma boa forma de estudar. Estou fazendo uma aplicação java (bem básica, claro) onde eu pratico o que leio. Acredito que essa aplicação poderá ter versões mais sofisticadas para as próximas certificações.

Gostaria de sugestões para avançar, acho que não é uma idéia inédita.

Por exemplo, criei um pacote chamado OCA.loops. Neste pacote tenho a classe For, que tem métodos para testar a construção de loops com o uso de for.

Abs,

Luiz Pulino

A ideia me parece boa.
Desenvolver um sistema acho que tambem seria uma boa ideia, mesmo que seja um sistema básico

Eu iria de Robocode. Estou fazendo até exemplos de Design Pattern nele. Acho muito mais legal do que fazer sistemas porque você acaba se divertindo colocando os robôs pra lutar (e bota em prática as aulas de física e trigonometria também).

É uma boa estratégia. Mas, acho que é interessante, também, olhar coisas que já estão prontas. Existem muitas formas de se fazer a mesma coisa, e, olhar o trabalho de alguém mais experiente é bastante produtivo.

Alguns livros vêm com CD´s que já tem tudo pronto. E são programas bem didádicos, de modo que uma pessoa que está aprendendo consegue entender o conteúdo com o auxilio do livro.

a melhor maneira é através de desafios.

Oi, boa tarde!

Na minha opinião, é a melhor forma (estudar fazendo). Mas como o pessoal disse: é interessante também você pesquisar pra saber como outras pessoas fizeram, assim você aprende várias formas de fazer a mesma coisa e vai ganhando experiência.

Abraço,