Bom dia pessoal tenho uma pergunta meio estupida.
Qual seria o melhor, aprender java sozinho com livros ou pagar um curso de java ???
Bom dia pessoal tenho uma pergunta meio estupida.
Qual seria o melhor, aprender java sozinho com livros ou pagar um curso de java ???
[quote=renatorudolf]Bom dia pessoal tenho uma pergunta meio estupida.
[/quote]
se vc tem $$… pague um curso…
mas mesmo assim mantenha os livros para estudar em casa…
se vc kizer crescer na area, não pode parar de estudar…
olha se pode ti ajudar!
Faz uma pesquisa nas seções do blog que vc vai encontrar mais artigos relacionados!
flw! bons estudos!
Depende do perfil da pessoa.
Como disse o colega aí de cima mesmo que vc faça um curso terá que manter os livros por perto. Não há como estacionar.
IMHO um dos pontos a ser melhorados nos cursos de uma maneira geral é o seguinte:
Os instrutores na maioria das vezes tem um ótimo conhecimento técnico, mas da mesma forma que um bom desenvolvedor não necessáriamente será um bom gerente, da mesma forma esses instrutores não têm uma didática tão boa quantos os conhecimentos técnicos.
E aí quem paga por isso é o aluno.
A decisão está em suas mãos…
[quote=renatorudolf]Bom dia pessoal tenho uma pergunta meio estupida.
Qual seria o melhor, aprender java sozinho com livros ou pagar um curso de java ???[/quote]
Não existem perguntas estúpidas, existem pessoas inábeis pra dar a resposta certa.
Com certeza um professor pode agilizar a aprendizagem, se você estudar sozinho vai demorar a digerir algumas coisas que um professor hábil pode ilustrar de uma maneira que você entenda mais facilmente.
Agora, com ou sem professor, eu sempre gosto de ter um ou mais livros e ler tudo a respeito do assunto, destrinchando cada aspecto, porque isso vai te dar mais domínio sobre o assunto do que somente o curso, vai te dar conhecimento em profundidade, saber o que acontece nos bastidores, isso é o que diferencia uma pessoa que domina o assunto de uma pessoa técnica, que sabe usar as tecnologias sem saber os porquês de cada uma.
[quote=Marques]Os instrutores na maioria das vezes tem um ótimo conhecimento técnico, mas da mesma forma que um bom desenvolvedor não necessáriamente será um bom gerente, da mesma forma esses instrutores não têm uma didática tão boa quantos os conhecimentos técnicos.
E aí quem paga por isso é o aluno.[/quote]
Eu concordo com essa opinião, nem sempre a didática da pessoa é boa, ainda assim pode facilitar o estudo, mas é mais um motivo pra ter e estudar os livros a fundo junto com as aulas.
Eu aprendi a maioria das coisas sozinho, comprei livros , revistas, acessei tutoriais, artigos e exemplos na net. aprendi muita coisa no trabalho também…depois fiz alguns cursos, e me certifiquei que é melhor aprender sozinho…isso para mim…mas como já foi falado acima… depende do perfil da pessoa…
Eu axo que se vc tiver a oportunidade de fazer um curso, é melhor. Mesmo que o professor não tenha uma didática muito boa, você ainda pode conversar com ele, tirar dúvidas e tentar entender melhor. Mas sempre estude por outro material, como livros, tutoriais, etc. Assim você extrai o melhor de cada, e aprende melhor.
pessoal! nao existe receita de bolo para aprendizado… isso vai de cada ser humano… somos diferentes! entao o que é melhor para me, pode nao ser melhor para o colega do lado… o que existe sao caminhos… e cada um escolhe e ver se esse é o melhor para si… e o que importa é chegar no final das contas atingir o objetivo!!
Eu mesmo nao vou para uma aula se antes eu nao estudar o assunto que vai ser dado… entao sempre cobro o plano de aula do professor pois… assim pesquiso sobre o assunto leio, anoto as duvidas e na aula discuto com o prof. Quando nao estudo o assunto antes de ir para aula… fico agoniado as vezes prefiro nao ir… porem a pessoas que nao conseguem ou nao gostam… entao a “melhor forma” nao existe…
E há um detalhe tudo depende da necessidade… eu por exemplo nao tenho condições de pagar 2k em um curso de java… mais o colega do lado tem… mais eu nao vou deixar de aprender pq nao tenho 2k… porem tenho um cartao de credito com limite para comprar um livro dividir em 10x e aprender hehe.
Outro ponto é leitura, tanto faz vc estudar sozinho ou em um curso tem que gostar de ler… e nao ler apenas para aprender gostar da coisa mesmo… a diferença que estudar sozinho você acaba lendo varios materiais… tem que saber tirar suas proprias duvidas quando surgir.
No curso ficou com duvida pergunta ao professor e ler menos… no sentindo que muita coisa o professor vai passar em um modo mais simples para a turma…
etc…
flw! abraço! espero ter ajudado para sua decisão!
Um curso pode ser bem interessante. Mas não chegue lá sabendo nada. Se você tiver uma base poderá aproveitar mais o investimento.
Apóio em gênero, número e grau!
Leitura é fundamental, quem não aprendeu a ler, e muito, tem mais é que ter dificuldade mesmo pra estudar e aprender as coisas!
Verdade. Não é todo mundo que tem força de vontade pra fazer isso, mas os que têm sabem o quanto vale!
O que vale ouro no mercado é o diferencial. Quem agrega mais valor ao que estuda e faz tem esse diferencial.
Cara geralmente os cursos basicos te dão noção de programar em Java… foi o que aconteceu comigo… mas no dia a dia a coisa muda um pouco…
se tiver grana pra bancar um curso blz… te ajuda a não começar a cegas… mas so te mostra o caminho… depois vc tem que andar sozinho com ajuda dos livros onde o conteudo é mais abrangente e mais profundo, e com a ajuda de foruns como esse aqui.