Ola boa tarde sou um estudante estou no 3º ano da faculdade e gosto muito de Java… atualmente tenho as certificações SCJA,SCJP,SCWCD e estou acabando os estudos para SCBCD tudo esta sendo muito divertido e estou aprendendo bastante, treinando e trabalhando muito… rumo a arquitetura… eu sempre encontrei nas certificações uma lista de coisas úteis que devo saber… e sei que elas não provão nada… mais sempre consigo melhorar no serviço e em meus projetos pessoais com as coisas novas que aprendo… no entanto estou escrevendo para falar sobre a SCDJWS 5 inicialmente eu não queria saber nada de webservices alem do @webservice que estou estudando para SCBCD e já pensava em estudar mais arquitetura quem sabe até a SCEA, mas por enquanto sonho distante já que tenho pouca experiência com projetos, estou sempre esperando uma oportunidade para essa área de arquitetura, porém na empresa que trabalho atualmente o pessoal integra COBOL com Java entre outras coisas e fica tudo encapsulado em uma arquitetura fechada. Ou seja, eu não sei o que ocorre de verdade por de baixo dos panos e percebi a necessidade de estudar webservices vendo que integrar sistemas é uma realidade forte, como sempre pego como roadmap as certificações fui atrás da SCDJWS vi no GUJ que ela estava defasada entre outras coisas então deixei em stand by porem recentemente vi que algumas pessoas passarão na prova nova atualizada SCDJWS 5, e gostaria de saber qual material posso usar para estudar para passar na prova e principalmente aprender sobre web service ,pois eu procuro referencias mais não sei o que estudar.
Por exemplo vejo siglas SOAP WSDL UDDI WS-I JAX-RPC JAXR SAAJ JAXP REST RESTFULL SOA UDDI CORBA WSDL e realmente não sei por onde devo começar, e outra eu estou estudando para a SCBCD e na parte de testar o @WebService tenho que ficar usando Wizard do Netbeans para gerar um WSDL que eu não sei como funciona nem o que é direito, isso realmente me transtorna… gostaria de entender essas coisas.
Se puderem me indicar os livros necessários ou um roadmap seria ótimo.
continuo no aguardo se alguem tive alguns livros para recomendar agradeço
warley
Fala Camarada,
O conteúdo desta cerficação ficou muito boa, né? Aborando assuntos atuais e que o mercado está usando.
(Diferente da certificação Web que tem um monte de coisa antiga e ninguêm usa mais!)
O livro que eu li e me ajudou muito foi: Java Web Services Up And Running (O’reilly 2009)
Este livro aborda estes assuntos e mostra ótimos exemplos. Recomento.
Outra coisa, este livro tem uma versão em português e parece que a tradução está muito boa.
2 - Quais assuntos da certificação scwcd 5 que não são mais usados?? eu trabalho com jsf… numa empresa grande e uso muita coisa… por que tudo é baseado em servlet… jsf, structs,spring etc… agente usa e desenvolve Custom tags, realmente não entendi seu comentario sobre isso.
Diabo_Loiro
show de bola o livro e parece barato vou pedir 1 pena que nenhuma loja tem em estoque obrigado pela susgestão.
Giulliano
Eu estou lendo este livro atualmente, mas com foco na SCEA. Agora lendo este tópico até me deu uma vontade de arriscar uma certificação dessas tb.
: )
warley
Diabo Loiro:
1 - tu tiro a SCDJWS 5? com este livro… Obrigado.
2 - Quais assuntos da certificação scwcd 5 que não são mais usados?? eu trabalho com jsf… numa empresa grande e uso muita coisa… por que tudo é baseado em servlet… jsf, structs,spring etc… agente usa e desenvolve Custom tags, realmente não entendi seu comentario sobre isso.
Eu não tirei esta certificação não. Eu ia tirar de EJB 3.0, cheguei a estudar todo o material, mas aí eu desistir de estudar para certificações e focar em concurso, acho que vale bem mais apena.
Mas eu estudei sobre webservices pois passei acho q um ano trabalho somente com integrações de sistemas utilizando EBJ e WebServices.
Atualmente tive que fazer umas integrações com o SAP e usei o JAX-WS, que é um negócio muito legal.
Agora sobre o conteúdo da certificação Web. O conteúdo está muito antigo e fora de uso.
O mercado tem pedido JSF 2.0 com Ajax e bibliotecas como RichFaces. Niguêm fica fazendo tags na mão. Isto é coisa de 5 anos atrás.
Como vc deve conhecer no JSF com Facelets tem uma forma muito legal de fazer tags customizadas e sem aqueles arquivos tld - que são uma praga.
É isto… espero ter clareado.
Giulliano
O fato de Servlets e JSPs serem antigos não significa qeu estejam fora de uso. Durante a fase de arquitera de um sistema web a decisão entre usar JSF ou apenas Servlets com JSP ainda ocorre (inclusive são perguntas da SCEA). Às vezes o barato sai caro, como por exemplo usar JSF para uma aplicação simples cuja maior necessidade seja performance.
Diabo_Loiro
Agora sobre o conteúdo da certificação Web. O conteúdo está muito antigo e fora de uso.
O mercado tem pedido JSF 2.0 com Ajax e bibliotecas como RichFaces. Niguêm fica fazendo tags na mão. Isto é coisa de 5 anos atrás.
Como vc deve conhecer no JSF com Facelets tem uma forma muito legal de fazer tags customizadas e sem aqueles arquivos tld - que são uma praga.
é cara agente escreve tags jsf tbm… mais servlet e jsp é a base… fora que cai segurança e varias outras coisas um um scwcd aprende jsf em 1 semana lendo core java server faces… pois so tem que aprender como framework trabalha.