Apresentação / Primeiras Dúvidas

2 respostas
D

Saudações ao pessoal do PJ…Acabei de realizar meu cadastro no site e posto aqui minhas primeiras perguntas. Estou desde de manhã pesquisando os tópicos do fórum já que meu motivo principal é migrar os sistemas da empresa onde trabalho de Visual Basic para o famoso Java. Confesso que minha primeira impressão é de assombro, já que nunca li tantas siglas em um mesmo dia…rs… mas enfim… tenho por objetivo buscar as primeiras informações sobre a linguagem bem como suas vantagens. Pensei nesse post como sendo uma boa maneira de tirar uma série de dúvidas. Por enquanto nenhuma sobre a programação em si mas sobre a linguagem propriamente dito.
Já falei que quero migrar de visual basic para o Java… gostaria que vc´s me falassem se posso fazer isso sem maiores contratempos. O caso é o seguinte. Eu desenvolvo aplicações para o mercado financerio e utilizamos um executavel em visual basic com diversos tipos de funcionalidades… desde cadastros básicos, e gerações de arquivos até geração de relatórios utilizando Crystal Reports tudo isso tendo como banco de dados o Oracle. Então minhas principais preocupações no momento.
- Queremos desenvolver aplicações que rodem na intra-net das empresas via brownser. Minha principal preocupação é com relação a compatibilidade e também a maneira com que a solução será implementada já que a maioria desses ambientes possuem uma rigida politica para instalações e coisas do tipo. Apenas a instalação da JVM resolverá tudo faz-se necessário a instalação de um framework?
- Uma outra questão é relativa ao uso de relatórios. Com o Visual Basic eu utilizo o Crystal Reports para gerar as visualizações. O java possui alguma ferramenta nativa para o desenvolvimento ou utiliza-se alguma solução de terceiros?
- Estou baixando o pacote J2SE and NetBeans IDE Bundle NB 5.0 / J2SE 5.0 Update 7. Esse pacote atende as minhas necessidades ou preciso procurar alguma coisa complementar.
- O Java seria mesmo o mais indicado para a minha necessidade ou seria mais indicado utilizar por exemplo a plataforma .Net ou mesmo Delphi? (Okay sendo um fórum Java acredito que todos irão dizer que o Java seria show, mas peço que levem em consideração a minha falta de intimidade com a linguagem para estar fazendo essa pergunta)…
:wink:

Muito obrigado e até o próximo post…

daniel®

2 Respostas

J

Depende muito da tecnologia que você utilizará, se for só Servlets é só instalar a JVM e o Tomcat, se usar EJB, JMS, etc, terá que instalar um servidor de aplicações, como o JBoss, mas isso só no servidor, na maquina cliente você só precisa do browser (Firefox, Internet Explorer, etc)…

Vixe companheiro, nativo? Acho que você precisa entender algumas coisas primeiro, Java não é um pacotão de software, é só uma especificação, tipo um manualzinho de como as coisas devem funcionar, aí vem o fulano, pega esse manualzinho e desenvolve uma coisa, o cicrano pega e desenvolve de outra forma, e assim vai… geração de relatorios você tem inumeras API’s pra isso, Jasper Reports, Oracle Reports, BIRT, o proprio Crystal Reports, usa o que você quiser…

Depende de quais são as suas necessidades, mas sugiro que você aprenda bem a linguagem e como tudo funciona sem usar essas ferramentas, pois elas fazem muita coisa pra você, que no fim você acaba não sabendo o que foi que elas fizeram…

.Net é uma otima plataforma tambem, você tem que estudar seu caso e ver se ele te atende, necessidade de multiplataforma por exemplo, custo, etc… Agora Delphi na minha humilde opinião, tenha dó!

Ahh, certifique-se que você entende de orientação a objetos antes de começar a estudar Java, e que você entende de Java SE antes de começar a estudar Java EE.

A

Olá.
Em aplicações interface web,tudo roda no servidor,por isto basta que ele tenha a JVM instalada.
Se você for trabalhar com applets,será necessário JVM no cliente.
O correspondente ao Cristal é o “Jasper Reports”.
Na minha opinião JSE não vale a pena para fazer a migração.
Eu particularmente acho Java Desktop uma m…
Agora se for JEE, aí sim,é muito legal!!!

Criado 26 de junho de 2006
Ultima resposta 26 de jun. de 2006
Respostas 2
Participantes 3