Saudações ao pessoal do PJ…Acabei de realizar meu cadastro no site e posto aqui minhas primeiras perguntas. Estou desde de manhã pesquisando os tópicos do fórum já que meu motivo principal é migrar os sistemas da empresa onde trabalho de Visual Basic para o famoso Java. Confesso que minha primeira impressão é de assombro, já que nunca li tantas siglas em um mesmo dia…rs… mas enfim… tenho por objetivo buscar as primeiras informações sobre a linguagem bem como suas vantagens. Pensei nesse post como sendo uma boa maneira de tirar uma série de dúvidas. Por enquanto nenhuma sobre a programação em si mas sobre a linguagem propriamente dito.
Já falei que quero migrar de visual basic para o Java… gostaria que vc´s me falassem se posso fazer isso sem maiores contratempos. O caso é o seguinte. Eu desenvolvo aplicações para o mercado financerio e utilizamos um executavel em visual basic com diversos tipos de funcionalidades… desde cadastros básicos, e gerações de arquivos até geração de relatórios utilizando Crystal Reports tudo isso tendo como banco de dados o Oracle. Então minhas principais preocupações no momento.
- Queremos desenvolver aplicações que rodem na intra-net das empresas via brownser. Minha principal preocupação é com relação a compatibilidade e também a maneira com que a solução será implementada já que a maioria desses ambientes possuem uma rigida politica para instalações e coisas do tipo. Apenas a instalação da JVM resolverá tudo faz-se necessário a instalação de um framework?
- Uma outra questão é relativa ao uso de relatórios. Com o Visual Basic eu utilizo o Crystal Reports para gerar as visualizações. O java possui alguma ferramenta nativa para o desenvolvimento ou utiliza-se alguma solução de terceiros?
- Estou baixando o pacote J2SE and NetBeans IDE Bundle NB 5.0 / J2SE 5.0 Update 7. Esse pacote atende as minhas necessidades ou preciso procurar alguma coisa complementar.
- O Java seria mesmo o mais indicado para a minha necessidade ou seria mais indicado utilizar por exemplo a plataforma .Net ou mesmo Delphi? (Okay sendo um fórum Java acredito que todos irão dizer que o Java seria show, mas peço que levem em consideração a minha falta de intimidade com a linguagem para estar fazendo essa pergunta)…

Muito obrigado e até o próximo post…
daniel®