queria perguntar a vcs…se vcs sabem me dizer…hj em dia…qual area q ta em alta pra se desenvolver aplicações…pq tenho q desenvolver um projeto p/ meu curso, e até agora…nao conseguir pensar em algo q seria, digamos assim, inovador…
Se você quer inovar, JavaCards é uma coisa bem legal a se pensar. Agora se você quer fazer o feijão com arroz mas bem feito, algo para WEB é interessante. Pense numa aplicação que necessite de dados em tempo real, e de missão crítica… um controle de uma ferrovia…sei lá!
queria perguntar a vcs…se vcs sabem me dizer…hj em dia…qual area q ta em alta pra se desenvolver aplicações…pq tenho q desenvolver um projeto p/ meu curso, e até agora…nao conseguir pensar em algo q seria, digamos assim, inovador…
se alguem souber me informar, agradeço
Vinícius[/quote]
Uma das áreas que está em alta é softwares relacionados a Business Intelligence. Pois, combina probabilidade e estatistica com Inteligência Artificial para analisar resultados e definir ações futuras. Então se vc se interessar pode ser uma boa pois, quem mexe com isso ganha bastante din din.
a questão de business intelligente é que envolve uma gama de conhecimentos muito grande… talvez seja um escopo muito grande para uma epóca tão corrida como fim de curso
quer algo inovador? surfe na onda do hype da web2.0… pense em algo que rode via web, algo que siga o principio KISS e use todas as buzzwords do momento como webstandards, microformats, ajax e afins
ou melhor ainda… use as apis de sites disponiveis por ai (como o delicious ou o google maps) e faça um mashup…
tipo…o meu curso nao é superior ainda nao fraga…eu to formando no curso técnico…mas, eu ja tenho conhecimentos na area de java…ja tenho o curso de programador…entao eu to pensando em algo q nao seja tao impossível de fazer…pq tem mais pessoas no grupo comigo…e nem algo tao simples…
esse nosso projeto vai pra uma feira…com outros projetos concorrentes…entao eu nos estamos pensando em algo q possa chamar a atenção de usuários leigos…
por isso…tenho seguido a mesma linha de raciocínio do josenaldo…estou tentando pensar em algum problema…pra depois pensar na solução…
Concordo, mashup é um negócio em alta, mas ter que vir com alta disponibilidade e a aí o mashup é legal através de parceria. Porque o que adianta você fazer grande parte do seu sistema usando uma api do google maps por exemplo e ele resolver fazer um ‘upgrade’. Um protótipo de testes vai, mas o resto…
[quote=“josenaldo”]Quer fazer algo inovador? Comece pelo problema, não pelo tipo de sistema.
Existem milhares de problemas que a humanidade não resolveu. Escolha um que você possa resolver e manda bala!
Exemplo bobo: já notou como é chato procurar um filme bom em uma locadora?
[/quote]
É, uma solução seria fazer algum sistema q o usuário pudesse verificar, em q apresentava o número de estrelinhas q o dvd ganhava de pessoas q já assistiram.
Siga os passos da experiência:
1 - Faça uma coisa tosca qualquer, não importa o que
2 - se forme
3 - arrume um problema bom de resolver
4 - crie um projeto open-source, coloque na internet
Não misture as coisas. Você precisa de um projeto que mostre o que você aprendeu, não o uqanto é esperto…isso você mostra depois
Cara, faça algum projeto dificil, o importante é começar a fazer. Se ele for dificil o suficiente você vai aprender muito e depois vai ter bastante motivo para rir anos mais tarde.
Tem que ser algo que te interesse e você ache legal depois. Isso inclui coisas bestas com escrever um servidor http, um emulador de Ultima Online, um sistema de gerenciamento de contas pessoais ou qualquer coisa que te faça ralar muito e no final te seja util.
[quote=pcalcado]Sem querer desestimular mas já desistimulando:
2 - se forme
Não misture as coisas. Você precisa de um projeto que mostre o que você aprendeu, não o uqanto é esperto…isso você mostra depois
[quote=viniciusmr3]tipo…o meu curso nao é superior ainda nao fraga…eu to formando no curso técnico…mas, eu ja tenho conhecimentos na area de java…ja tenho o curso de programador…entao eu to pensando em algo q nao seja tao impossível de fazer…pq tem mais pessoas no grupo comigo…e nem algo tao simples…
esse nosso projeto vai pra uma feira…com outros projetos concorrentes…entao eu nos estamos pensando em algo q possa chamar a atenção de usuários leigos…
por isso…tenho seguido a mesma linha de raciocínio do josenaldo…estou tentando pensar em algum problema…pra depois pensar na solução…
mesmo assim…agradeço a ajuda de todos…
valew galera…[/quote]
Se vc quer chamar a atenção de usuários leigos tem que ser algo que facilite a vida deles. De repente algo na area de e-learning pode ser uma boa, ou então, alguma coisa voltada para a área de celular com java tipo uma loja virtual ( talvez já exista mas, nada que não possa ser melhorado ).
[quote=pcalcado]Sem querer desestimular mas já desistimulando:
2 - se forme
[/quote]
ah cara…tipo assim…não é nem querer mostrar que eu sou esperto não fraga, é claro, eu tenho que fazer algo q mostre o que eu aprendi…mas acho q isso não precisa me limitar a fazer uma coisa tosca…pq senão nem competir na feira …eu não vou …sacou?!
tem todo um processo de classificação…
pq … o meu objetivo não é fazer algo q vai me render dinheiro…e sim algo q eu possa mostrar de bacana na feira…q é o principal objetivo…