Cara… eu passei por uma coisa parecida q vc.
Aspx tem uma enorme qualidade que ao mesmo tempo gera um enorme problema…
Cada componente ( entenda quando vc coloca com a tag <aspx:…> ) tem EventHandler que, para cada evento, faz uma chamada ao server, ou seja, se vc clicar em um checkbox ele vai ateh o server perguntar “Alows… estao me clicando…”. Da para deduzir fluxo bem elevado ai (considere vários usuários).
Contudo, vc nao pode comparar Java X .Net onde o .net ganha nem onde o java ganha… mas nao eh muito facil ser neutro tbm :).
Eu que trabalhei com os dois posso dizer bem claramente:
Java: Da mais trabalho de desenvolver… se escreve bem mais e nao eh lento executando de maneira alguma. Nao precisa se preocupar com patches, alterações de so de servidor e coisas do tipo. A manutenção em um codigo java eh melhor e este fica sempre mais robusto.
Aspx: Eh mamao com açucar desenvolver… tudo acontece de modo mágico… em questão de minutos vc tem um cadastro ou coisas do tipo.
Com relação a estar preso à versao do framework e ao so nem vamos levar e conta, mas como tudo eh magico, a manutenção eh uma caca pois vc nao sabe onde e como as coisas acontecem… Sao poucos os caras q usam padroes de projeto em c# e ainda de quebra, vc pode estar usando dll´s em vb, c#, j# e qualquer outra coisa.
Com relação ao eclipse, bem… em termos de codigo nao tem nada melhor… mexer em codigo com o eclipse;.o vs eh uma merda (ateh o 2003 - nao mexi com o 2005) mas na parte visual o vs da um pau… Novamente, compare com algo justo… nao vai me comparar um software bem pago por um free. O Java Web Studio te da uma produtividade visual melhor…
[]´s