cara pela visão da definição de software livre…
o cara falou bonito
mas a linguagem java quando começou que eu lembro
não começou com a definição do modismo SW livre
atualmente a parte da JVM e algumas bibliotecas são de
código fechado mesmo, mesmo com a possibilidade
de poder ver o código fonte da JVM da SUN e outros códigos
agora armadilha java esse termo
foi pra acabar… :???:
Eu acho que isso é meio recursivo e não faz sentido. Como o Linux foi desenvolvido se os compiladores C não eram livres? Duvido que nenhum dos milhares ou milhões de desenvolvedores do Linux, não tenham usado um compilador não livre. Não há como controlar isso, sendo assim, nem o próprio Linux é livre. 8O
a - esse texto é do ano passado
b - gostaria de saber de onde vem essa idéia geral de que esse cabeludo e porco é um Deus…
c - O Java inicialmente iria se chamar Oak…e o objetivo incial não era criar uma linguagem, era uma plataforma para desenvolvimento de tv digital e outras coisinhas desse tipo (como aquelas casas totalmente controladas por computador)…mas, o projeto foi engavetado, pq como tantos outros estava a frente do seu tempo…e aí??? “ah, coloca a linguagem na internet que alguém vai baixar e usar…” e foi o que aconteceu…
Agora quanto ao “Armadilha Java”…sinceramente…é totalmente possível fazer um software, usando java, e quaisquer aplicativos de que esse software é dependente tb poderão ser livres…
É algo bem remoto de acontecer, bem não muuuuuuito remoto…
A título armadilha java… ele deve ter colocado isso pois a Sun,
pode muito bem cobrar pela utilização de seu FrameWork…
Outro ponto que pode ser levado em questão é que o nome “Armafilha Java” surgiu pelo fato da Sun falar que o java não é proprietário, mas possuir classes proprietárias…
Se isso acontece com seu framework, pode acontecer em outros sentidos, ou implementações novas do java…
Por isso acaba sendo uma armadilha…
Esta é minha opinião!
Assim como repeito a opinião dos colegas assima espero que respeitem a minha!
meu povo aqui pra nois, o cara quer apareçer e ta conseguindo, qdo se gera polemica isso é natural! e nos da area ficamos discutindo, isso o torna DEUS
de boa, pra mim, se o java não tem uma JVM livre, a culpa é da incompetencia da própria “comunidade livre”… e não da Sun ou do JCP ou de sei la quem…
eu não estou muito preocupado com o java ter uma implementação livre
para mim, se tiver é melhor, mas não vou perder noites de sono por o java não ter uma implementação da JVM livre
a especificação esta lá, é só pegar e fazer ok, é complicado, mas paciencia, o linux é bem mais complicado e deu certo
o q levaria a Sun a tornar o código do java GPL ou BSD??? o que ela ganharia com isso compensaria?
não é realmente uma grande vantagem para o Sun o JDK dela ser GPL, BSD, etc. então pq ela faria? para satisfazer esses idiotas q insistem em dizer q C+PHP é melhor q Java pelo simples motivo de serem livres?
existem centenas de projetos livres em java que beneficiam os programadores. acho que isso é realmente 1000 vezes mais vantajoso do que a JVM da Sun ser livre
Acho que ele não quer aparecer, apenas tocou em uma ferida que ninguém sentia…
Eu particularmente não acho ele um DEUS, e quem o acha, por faver me explica o porque ele é tudo isso…ele pode ser muito bem só mais um consultor que está no mercado…
a JVM da Sun tem codigo aberto, mas java na realidade eh uma especificacao, qquer um pode fazer sua propria JVM (e eles tao fazendo), basta seguir as especificacoes…
eu sou a favor do software livre, mas se recusar a executar qquer programa nao-livre jah eh fanatismo, eu tenho o linux instalado na minha maquina e tenho varios softwares que sao gratuitos, mas nao sao livres, instalados na minha maquina, e nao vejo problema nenhum nisso…
um programa ser software livre eh otimo, mas o fato do mesmo nao ser nao reduz o seu valor, eu uso o linux por ser bom, e nao por ser livre
A sun está prezando pela portabilidade da linguaguem.
Se ela libera o código da vm, cada um implementa de uma forma diferente, e a portabilidade se perde, vai acontecer igual ao que aconteceu com o linux, diversas distros, com particularidades diferentes em cada uma.
[quote=“andersonra”]A sun está prezando pela portabilidade da linguaguem.
Se ela libera o código da vm, cada um implementa de uma forma diferente, e a portabilidade se perde, vai acontecer igual ao que aconteceu com o linux, diversas distros, com particularidades diferentes em cada uma.[/quote]
Hum…
Acho que isso não influência muito…
Para não acontecer isso é só ter uma especificação ou algo que force o desenvolvimento de uma nova VM portavel…
eu não creio que a compatibilidade vai ser mantida…
o que vai ter de programadores domingueiros fazendo magia negra para aumentar a performace da JVM livre não ta escrito…
e aí vai existir centenas de JVM, cada uma puxando brasa para sua sardinha, fazendo com que os usuários e programadores fiquem perdidos como cegos em tiroteio
[quote=“microfilo”]eu não creio que a compatibilidade vai ser mantida…
o que vai ter de programadores domingueiros fazendo magia negra para aumentar a performace da JVM livre não ta escrito…
e aí vai existir centenas de JVM, cada uma puxando brasa para sua sardinha, fazendo com que os usuários e programadores fiquem perdidos como cegos em tiroteio[/quote]
Talvez seria isso mesmo… mas pensa…
Se você tem que montar um servidor em Linux o que vai usar?
Você saberia a distro mais recomendada, acho que seria a mesma coisa…
Cara eu uso mono com c#.
Acho muito bom e dou a maior corda para o projeto.
Tudo que tenho escrito é portável(win-linux), tenho escrito aplicativos ASP.NET. Está previsto para agosto compatibilidade total com WindowsForms.
A melhor coisa no Mono é a visão de que: se o .NET é o carro chefe da Microsoft nada melhor do que porta lo para Linux, quando não se pode com o inimigo , junte se a ele.Inclusive essa foi a ideia primordial que levou o Icaza a encarar esse desafio.
Sinceramente, acho que você veio ao lugar errado para procurar este tipo de informação, sem querer ofender o pessoal do fórum, aqui tem muito xiita como o Richard GNU.
Ao microfilo: porque C# é C Xarope? Um cara do GUJ falou sobre a presença de properties, que na minha opnião são bacanas, apenas um modo diferente de se declarar setAtributo e getAtributo, mas e você o que tem a falar ?
Esse lance de armadilha Java é balela, papo pra bisão dormir. Perguntem para esse Richard se a esposa dele está disponivel de forma aberta, de preferencia sob a licensa do BSD(qualquer das varias licensas open serve). Se estiver , fala para ele que eu to indo fazer uma auditoria completa.
Aew nada contra nada, viva o progresso da computação e fora para os que visam monopolio e não disseminação construtiva de idéias.
PS-> eu tbm uso linux(atual slack 10), uso Java, Mono, PHP, C++ e por ai vai…
Putz fiz uma cagada…
Na realidade o meu post anterior (acima) era para a lista que estava discutindo Mono. Acessei o link, fui parar nesse post e acabei respondendo aqui mesmo.
Algum moderador transfere por favor(dá para fazer isso no php nuke né ?) e apaga essa mensagem tbm.
Cada uma viu …