Armadilhas para desenvolvedores: os exploradores

Olá a todos,

publiquei no meu blog um post sobre um problema que me incomoda há um bom tempo. O dos exploradores ocasionais que podem destruir a vida profissional e financeira dos desenvolvedores. Gostaria de saber o que acham: http://www.itexto.net/devkico/?p=983

E tem algo a ser comentado? É isso mesmo! E eu também sigo o di vasca.

Isso me parece irrealista. Difícil imaginar alguém propondo algo assim, mas se eu recebesse algo assim apenas responderia: “Obrigado, mas no momento estou ocupado com muitos projetos pessoais e profissionais e não tenho como participar.” Eu não ficaria nem um pouco ofendido.

Se bem que precisamos tomar cuidado. Bons profissionais continuarão sendo disputados pelas melhores empresas mas hoje qualquer projeto pode ser feito via outsourcing na Índia ou similares via elance.

Os tempos são outros. O romantismo da Internet acabou.

“grande visibilidade nacional” = o cara para falar um negócio desses só pode ser duas coisas: diretor de uma empresa gigantesca que vai investir 500 mil reais em Marketing. Daí de repente vc deveria conversar com ele. Ou o cara é um grande ignorante de negócios na Internet. 99.9% de chances de ser a segunda opção.

[quote=saoj][quote]
?Oi Henrique, tudo bem?

Acompanho seu blog há muito tempo, e sei que você é referência em Groovy/Grails. Estamos iniciando um projeto que terá grande visibilidade nacional e gostaríamos de te ter como parceiro, o que se pagará para ti como uma publicidade monstruosa.

Topaz??
[/quote]

Isso me parece irrealista. Difícil imaginar alguém propondo algo assim, mas se eu recebesse algo assim apenas responderia: “Obrigado, mas no momento estou ocupado com muitos projetos pessoais e profissionais e não tenho como participar.” Eu não ficaria nem um pouco ofendido.

Se bem que precisamos tomar cuidado. Bons profissionais continuarão sendo disputados pelas melhores empresas mas hoje qualquer projeto pode ser feito via outsourcing na Índia ou similares via elance.

Os tempos são outros. O romantismo da Internet acabou.

“grande visibilidade nacional” = o cara para falar um negócio desses só pode ser duas coisas: diretor de uma empresa gigantesca que vai investir 500 mil reais em Marketing. Daí de repente vc deveria conversar com ele. Ou o cara é um grande ignorante de negócios na Internet. 99.9% de chances de ser a segunda opção.

[/quote]

Oi saoj,

cara, é triste, mas é a pura verdade. Eu recebo pelo menos uns dois e-mails destes por dia.
E sabe o que é pior? Vejo acontecer aqui em Belo Horizonte direto o pessoal cair neste papo cretino. Normalmente o sujeito é um ignorantão que vêm pra cima com este papo.

No entanto, nem sempre é um ignorantão. Tem um comentário neste post do Moisés de Moura contando algo similar, porém quem lhe propos isto foi uma emissora GRANDE de TV.

E comigo também já aconteceu isto. Recebi exatamente este tipo de proposta de uma organização IMENSA aqui do Brasil e, há pouco tempo, de um certo órgão governamental bem grande (no segundo caso, eu cai feito um idiota, o que me incentivou a escrever este post).

Hahaha. Não querendo tirar uma onda da sua situação, mas é engraçado alguém trabalhar de graça por “visibilidade nacional”. É cada uma…

Sim: é o famoso otário

Pra mim parece obvio.

Se uma pessoa tem um projeto monstruoso de grande visibilidade e todo mundo vai ficar rico, provavelmente essa pessoa nao vai precisar ficar googlando pessoas com blogs e oferecendo parcerias randomicamente e etc.

Sem comentarios para quem aceita fazer algum trabalho em troca de computador, ipod, televisao… Outra situacao que eh bem tipica de nos brasileiros eh que nos fazemos coisas na “camaradagem”, se um amigo meu chega pra mim e pede pra eu fazer um trabalho no passado eu provavelmente iria fazer de graca ou pelo menos por um preco bem camarada.

Uma coisa que eu to aprendendo com os gringos eh que negocios sao negocios, amizade eh amizade. Sao coisas bem distintas, hoje se amigo meu pede algo pra eu fazer, eu ate faco um esforco pra arrumar tempo pra trabalhar no projeto, mas o pagamento tem que ser justo. Nao tem essa de preco camarada ou me paga quando puder, me paga em breja no buteco, enfim trabalho eh trabalho.

A verdade eh que ninguem eh bonzinho e nao da pra confiar em ninguem, oportunidades de ouro simplesmente nao caem do ceu.

//Daniel

Sim: é o famoso otário[/quote]

+1

é foda…

sem contar os trabalhos de escola, a gente tenta ajudar quem esta começando, mais ai começa a encontrar coisas do tipo…:

[quote]Douglas, bom dia;

Pelo amor de DEUS, não conseguimos arrumar essa parte, poderia me dar essa ultima ajudinha cara?

Se der blz, caso contrário tranquilo tb, você tem ajudado pra caramba véio…

Abração e até mais

É aquele de ontem que você consertou ok?[/quote]

informática é uma das áreas mais exploradas nos dias de hoje, tem muito nego “”“Gente boa”"" que faz de graça

A conclusão foi sensacional.

Coisas que aprendi na vida:

1. Não existe oportunidade de ouro que caia do céu. 95% do tempo é suor, e 5% inspiração.
  2. Nunca faça freelancers pra clientes pequenos. Nunca é vantajoso pra nenhum dos lados.
  3. Quem realmente é bom, pede ajuda só após horas morrendo, ou não ter documentação.
  4. Você é o que se posiciona a ser.
  5. Se cair na loucura de pegar cliente pequeno, faça contratos com mockups de tela.
  6. Deixe quem pede ajuda básica se virar. Ele tem que provar a si mesmo. Só ensinar quando não é algo bem básico.
  7. Cobre caro, quem tiver grana, que pague. Não se venda por qualquer barganha ou pechincha.
  8. Não se meta na furada de arrumar um computador de outra pessoa. Todos os méritos e culpas são suas.
  9. Os tempos são outros, não existe mais paixão em software, mas ainda sim é possível construir boas coisas com criatividade, e de forma simples.
  10. Se pensa em abrir uma empresa, ou virar rico, não adianta: você vai penar e patinar muito. Não adianta pensar que a idéia é maravilhosa, a vida é simples: Faça e receba. Mas fazer, envolve MUITA coisa. Esteja preparado e encare isso como algo natural, parte do seu ciclo de avaliação.
  11. A coisa mais verdadeira, em TODAS AS SITUAÇÕES, é: cada um tem o que merece.
  12. Todo cliente fala “é besteira”, mas nunca é besteira.
  13. Se for abrir uma empresa, cresça estruturadamente. Crescer desestruturadamente vai te trazer grana no início, mas vai te estagnar e fazer com que teu software tenha que obedecer ao estagiário do cliente.
  14. Ouse.
  15. Não culpe os outros pelos seus fracassos, os fracassos são seus. Se vira.

Muito pior do que fazer algo que não presta é não fazer nada. Uma das piores frases que escuto é: “Não reinvente a roda.” Como se um sistema fosse uma coisa simplória como uma roda. Cada sistema é como uma impressão digital, não existe dois iguais.

Cuidado com as armadilhas da vida que vão transformar o seu tempo livre para estudar e ousar em NULO. Cada um é cada um, apenas saiba o que vc deseja e o preco de cada coisa. (Muito difícil, mas fica a minha dica mesmo assim)

Esse video aqui também deve ser visto com moderacão e equilíbrio:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1r911KRGwi4[/youtube]

1. Elimine o medo. Medo dos outros, medo de vc mesmo, medo de errar, medo de ser livre.

Muito bom, mesmo.

É uma realidade para várias profissões, como você mesmo mencionou o blog de Di Vasca.

não confundindo amizade com trabalho beleza…por ser amigo vai ser graça …negativo ^^

abrxx

[quote=saoj][quote]
13. Ouse.
[/quote]

Muito pior do que fazer algo que não presta é não fazer nada. Uma das piores frases que escuto é: “Não reinvente a roda.” Como se um sistema fosse uma coisa simplória como uma roda. Cada sistema é como uma impressão digital, não existe dois iguais.

Cuidado com as armadilhas da vida que vão transformar o seu tempo livre para estudar e ousar em NULO. Cada um é cada um, apenas saiba o que vc deseja e o preco de cada coisa. (Muito difícil, mas fica a minha dica mesmo assim)

Esse video aqui também deve ser visto com moderacão e equilíbrio:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1r911KRGwi4[/youtube]

1. Elimine o medo. Medo dos outros, medo de vc mesmo, medo de errar, medo de ser livre.[/quote]

Bom discurso, embora eu não tenha gostado da vilanização dos “parasitas”. Não há nada de errrado com eles, creio. O mercado é formado por boa parte deles, e são quem normalmente financiam os inovadores. Mas em síntese, um bom discurso.

Sobre a parte do medo, concordo muito. Inclusive tem algumas correntes filosóficas / religiosas nesse sentido que são bem interessantes.

[]'s

Também não vejo os contratantes como vilões, a culpa é muito mais de quem aceitou a oferta ou não soube negociar.

Felizmente, hoje em dia a maioria dos profissionais estão aproveitando a falta de mão de obra pra se valorizarem.

[quote=marcosalex]Também não vejo os contratantes como vilões, a culpa é muito mais de quem aceitou a oferta ou não soube negociar.

Felizmente, hoje em dia a maioria dos profissionais estão aproveitando a falta de mão de obra pra se valorizarem.[/quote]

Tem um lado negro ai nesta sua última frase Marcos. Na realidade, eu tenho visto (ao menos em BH) a quantidade de picaretas na nossa área aumentar absurdamente justamente por causa disto.

E ai nem adianta vir depois tentar se valorizar, porque os picaretas já queimaram o filme de toda uma classe.

[quote=kicolobo][quote=marcosalex]Também não vejo os contratantes como vilões, a culpa é muito mais de quem aceitou a oferta ou não soube negociar.

Felizmente, hoje em dia a maioria dos profissionais estão aproveitando a falta de mão de obra pra se valorizarem.[/quote]

Tem um lado negro ai nesta sua última frase Marcos. Na realidade, eu tenho visto (ao menos em BH) a quantidade de picaretas na nossa área aumentar absurdamente justamente por causa disto.

E ai nem adianta vir depois tentar se valorizar, porque os picaretas já queimaram o filme de toda uma classe.[/quote]

Pois é,mas é aquela coisa lá do blog que você citou e que o autor dele faz, a questão é simples: não se vender.

Pois é, quem numca caiu numa dessas que atire a primeira pedra.

Você sempre acha que vai ser um trabalho “rápido” e no final quase paga para se livrar. Mas o que mais me irrita são esses “grandes impreendedores” que tem um projeto que tem “certeza de que vai funcionar e revolucionar o mercado”.

Esses dias mesmo uma pessoa me convidou para “participar de um projeto” e simplesmente não me queria contar a idéia dele! Na hora da vontade de mandar a m@#$%, mas um “Não obrigado, estou muito ocupado.” sempre cai melhor.

Com certeza os picaretas estão ai, querendo aproveitar de oportunidades, mas acredito que a questão levantada vai muito mais fundo, para muitos nossa profissão é vista como algo simples, fácil, abstrato, etc, é nesse ponto que proposta bizarras chegam a nós, como falado no blog do kicolobo, acho muito difícil uma mudança acontecer, uma mudança que podemos chamar cultural.