Armazenamento da Interface do Applet em BD HSQLDB

Fala galera,

estou dando um upgrade em um sistema que é um applet. Esse applet trabalha com caixas semelhante às de um DER.
É necessário armazenar os diagramas que o usuário desenhou nesse “DER” e, além disso, pode ser que o usuário queira utilizar seus diagramas como componentes para um novo diagrama … etc. Ou seja: são poucos dados a ser armazenados. Para isso o applet utiliza um banco de dados HSQLDB no modo Servidor.

Não fui eu quem escolhi essa estrutura, mas como preciso dar manutenção começaram a aparecer dúvidas.

O modo servidor do HSQLDB é realmente o mais interessante para esse caso ?
Como o sistema nunca foi amplamente utilizado, isso nunca foi posto à prova. Mas pelo que já entendi pode ser interessante armazenar os dados do cliente na máquina local, já que são dados particulares de cada usuário. Neste modelo seria utilizado utilizado o modelo standalone. Mas se eu utilizar o standalone o applet passa a não fazer mais sentido. Certo ?

É aconselhável utilizar um modelo com sessões em um servidor j2ee ?
Desta forma eu iria inserir o applet em uma aplicação J2EE e teria um banco de dados mais robusto, porque cada usuário pode criar seus próprios diagramas. Aí eu não sei se o HSQLDB suporta bem. Mas devo destacar que são poucos usuários utilizando o sistema.

Alguém aí já trabalhou com HSQLDB em applets pra poder me dar uma luz ???

[]'s
Lucas