Armazenando conteúdo JTextField

Boa tarde senhores!

Estou desenvolvendo um sisteminha quebra-galho e não posso utilizar banco de dados.
A maneira que encontrei foi gravar estes dados em um arquivo onde separo os campos por ponto-e-vírgula.
Dessa forma, preciso determinar um tamanho máximo para a gravção e tambpem para que eu possa ler esse arquivo depois.
Exemplo:

nome (10 caracteres);sobrenome(5 caracteres)
Timbeh ;Silva;

E assim por diante.
COmo faço para gravar 10 caracteres quando o nome for menor?Existe um método pronto para isso ou terei que dar um jeito de criar?

Fico no aguardo!
Obrigado!
OBS: isso é importantíssimo, pois na hora de obter o dado pegarei o conteúdo todo (ou seja mesmo hanvendo menos caracteres, preciso saber o espaçço daquele campo devido a manipulação que deve ser feita ao obter esse dado.

Peço desculpa mas não consegui compreender inteiramente aquilo que pretentes, tenta explicar de uma forma mais objectiva e concreta. Eu percebi é que usas um arquivo para substituir um banco de dados e que separas os elementos por ponto e vírgula, não percebo o que queres a seguir.

desculpe a pergunta, mas pra que voce quer fazer isso dai?

Mestres,

isso vai me servuir para cadastrarmos as ordens de Serviço para criação de alteração dos serviços atendidos pelo setor da empresa onde trabalho.
Sei que posso fazer também a gravação em obejto, porém será mais fácil usula para os coleags salvando dessa forma, pois eles poderão visualizar a planilha em excel caso necessitem.

Quanto a dúvida, acabei de lembrar que para a manipulação possuo utilizar o caracter de scape “;”.

abraços!