Armazenando/recuperando textos com acento

6 respostas
J

Pessoal,
tenho o seguinte problema: numa aplicação web, tenho vários formulários, cujas respostas eu armazeno como texto (text) num banco mysql.
Acontece que os acentos aparecem lá como caracteres espúrios. Na hora de recuperar essas respostas num relatório (jasperreports) fica mais feio ainda.
Eu sei que tem a ver com encoding, mas não sei como resolver.
Alguém pode ajudar?

6 Respostas

LecaDF

Esse problema acontece devido ao fato de que a configuração do caracter de codificação “In English character set” do banco de dados, não é o utilizado pela língua Portuguesa, com isso o banco de dados não está reconhecendo os acentos gráficos. A configuração do caracter de codificação é utilizado para determinar quais caracteres serão aceitos em campos do tipo CHAR, VARCHAR e em alguns tipos Blobs, tendo influência direta nas operações de ordenação.Com isso para resolver o problema basta configurar o banco de dados para utilizar o LATIN1 como caracter de codificação, ou passa-lo como parâmetro na url de conexão com o banco de dados.

Exemplo:

jdbc:mysql://localhost:3306/test?charSet=latin1

Alessandro Leite
http://www.jroller.com/page/javamail

J

Alessandro.
de fato mudou a forma de guardar e imprimir, mas não está imprimindo certo ainda.
Vc tem algum outro charset para sugerir?
Ou algum site onde eu possa ler sobre isso?
Obrigada.

J

Alessandro.
acabo de descobrir na documentação do mysql que o latin1 é o default do mysql… isso leva a supor que o problema de encoding não é no banco…
Onde poderia ser?

S

uma vez tive esse problema com mysql,troquei o driver funcionou

J

Ai, galera!
descobri o problema, estava usando o encoding default do netbeans que é UTF-8! Bastou mudar para ISO-8859-1 que tudo se resolveu!
Valeu, Alessandro.

R

Desculpe reviver o tópico, mas foi de grande ajuda

Criado 15 de janeiro de 2005
Ultima resposta 30 de set. de 2008
Respostas 6
Participantes 4