olá, pessoal.
O que é melhor. Armazenar a foto direto ou somente o caminho?
Ou será que depende do tamanho do banco?
Uso java + firebird.
Obrigado.
olá, pessoal.
O que é melhor. Armazenar a foto direto ou somente o caminho?
Ou será que depende do tamanho do banco?
Uso java + firebird.
Obrigado.
Aqui no guj tem um tópico falando sobre isso, onde um user diz as vantagens de cada um.
Mas na minha opinião o caminho é melhor.
olá, pessoal.O que é melhor. Armazenar a foto direto ou somente o caminho?
Ou será que depende do tamanho do banco?Uso java + firebird.
Obrigado.
Se você não for armazenar muitas coisa sugiro armazenar a foto, caso for armazenar muita coisa sugiro armazenar o caminho mesmo.
Nestes casos é sempre bom que você faça um estudo de o quanto essa tabela pode vir a ter de dados, em alguns casos pode ser bem previsivel e ajuda na escolha da opçao em outros casos talvez nem tanto, mais aconselho a sempre estudar bem e ver qual a melhor solucao. 
Pessoal,
Esse é um tema bem controverso… Mas mesmo no caso do armazenamento de muitas fotos, eu não acredito que você terá problemas de perfomance nas queries… Se os índices estiverem bem construídos tua busca vai em cima direto do registro, utilizando os índices… Então o fato de ter GB de fotos em BLOB, teoricamente, não deveria impactar na performance… Alguém me corrija se eu estiver errado!
O único problema que eu vejo em utilizar BLOB é pra fazer os backups… Geralmente quando vc armazena fotos, em sistemas tipo Fotoblog, etc, as tuplas onde ficam as fotos praticamente não mudam nunca… Ou seja, o usuário faz o UPLOAD e ponto final… Nesse caso quando você faz o backup do banco de dados (atraes de um mysqldump, por exemplo), vc acaba gerando o backup do banco todo… Ou seja, se vc faz um backup diário vai ter que todo dia ficar salvando todas as fotos, gerando um arquivo grande, o que dificulta o armazenamento e transporte do backup… No caso de SGBDs pagos vc tem a opção de backup incremental feito pelo próprio SGBD (Oracle, MSSQL, etc…). Mas no caso de SGBDs free a coisa complica… Ou você faz esse controle manualmente, pra fazer o backup só do que foi alterado, ou vc vai ter que conviver com esse problema…
Eu tenho enfrentado esse problema… Tô com uma base que é basicamente composta por fotos… Hoje estou com uns 20 GB de fotos… Tá tudo em BLOB… Perfomance não tô tendo problema, agora pro backup é um parto… Se alguém tiver alguma idéia melhor de como usar os BLOBs e se livrar desse problema com os backups, é bem vindo!
[]s
Se estiverem…