Arq. J2EE

9 respostas
A

Ola galera,

Bem queria saber alguns pontos importantes referente ao aprendizado…
Bem estou muito afim de mecher com EJB, Servlets e JSP, porem queria uma boa fonte de estudo…
Será que o livro j2EE 24 horas é bom??Ou realmente vou ter que fazer um cursinho pra prender a arquitetura e a parte de implementação!!

[]`s

Alan

9 Respostas

Rafael_Steil

Nao eh necessario um curso nao, pois nao ha nada de muito complexo. No geral, esses livros da serie “Aprenda em X horas” sao bons sim.
O numero de horas nao significa que voce ira aprender em tal tempo, mas eh apenas um formato usado pela editora para diferenciar o grau de dificuldade do mesmo!

No mais, poste suas duvidas ( conceituais ou nao ) aqui no forum do GUJ mesmo que a galera sempre da uma grande forca!!

Rafael

A

Oba Rafael,
Bem o ano passado eu comecei a pegar firme com JAVA porem é muito o coneceito.
Fiz tres cursos na SUN porem não sai nem um pouco satisfeito, pois eu acho que o dinheiro que eu investi foi muito para o conhecimento passado… Então comecei a observar as vagas com certeza o forte hoje do JAVA é para aplicações no Server e mid… para Palm e celurares. Por isso estou estudando no momento servelets, porem não estou tendo muito sucesso, tudo que fiz não roda!!
E a respeito do guj eu ja venho acompanhando ele a bastante tempo desde o ano passado la pra agosto acho eu!!!
E é muito bom mesmo esse site!!!
Valeu pela dica…

[]'s

Alan

Rafael_Steil

É, Java tem trocentas toneladas de conceitos, letrinhas a perder de vista, e duzias de areas possiveis de atuacao. Eh normal no inicio ( no inicio, no meio e durante ) o aprendizado ficarmos perdidos com tanta informacao, pois filtrar tudo isso eh complicado.

O lance eh ser perseverante mesmo, focar-se em cada coisa por vez ( e nao quere saber tudo ao mesmo tempo ), que no final tudo da certo :slight_smile:

Rafael

ozielneto

Olá azampella, bom dia.

Venho humildemente defender minha cateforia, e gostaria de saber algumas coisas:

1 - Qual seu background como desenvolvedor de sitemas?
2 - Em quanto tempo voce fez os três cursos? Voce teve tempo de estudar entre eles?
3 - Quais eram as suas reais expectativas em relação ao Java/J2EE?

Pois, sinceramente, acho meio improvável fazer 3 treinamentos da SUN e não ficar satisfeito.

Gostaria realmente de saber o que aconteceu, pois aparentemente não vai ser um livro que vai resolver seu problema. E como nosso colega disse, no Java, existem muitos conceitos e modelos, que devem ser estudados e entendidos antes de se escrever qualquer classe ou componente.

E realmente discordo do Rafael Steil, acho que participar de treinamentos acelera em muito aprendizado e facilita as coisas, pois nenhum ser humano nasce sabendo, ou você deixaria alguém que se diz médico operá-lo?

Grande abraço.

A

Eu fiz o sl275, o sl285 e o OO26, dentre eles o mais proveitoso foi o OO que cobre a parte de Projeto Orientado ao Objeto, o sl275 foi razoavel, o que ele deu pra mim foi uma base, mais não passou muitos conceitos pois eu acabei aprendendo sozinho…
E outra é um absurdo os cursos pelo que eles oferecem, eu mesmo não fiz os cursos De j2EE pois estavam muito mas muito caros…
Uma facha de 4.100,00… Mas não vou entrar em méritos sobre isso…

[]'s

Alan
*Hoje eu mecho com UML,COMTI,ASP,VB, tirando algumas ferramentas propritarias da Computer Associates aonde trabalho!!

ozielneto

Acho que o valor dos cursos da SUN são bem pagos.
Seu custo/benefício é bom, pois o ambiente, sala de aula, infra-estrutura, etc são nota 10.

Em relação ao treinamento em si. Cada um deles tem uma missão. E não acho que você jogou dinheiro fora fazendo esse três treinamentos, pois eles são o início de tudo. E o mais importante é aprender OO e OOP, do que somente linguagem. E já pensar numa arquitetura como a do SL285.

Não adianta querer construir um foguete, sem antes fazer o avião…

Sabe qual é o maior problema do profissional de informática brasileiro? Geralmente usamos soluções antes mesmo de estudar o porque dela. E esse conceito é uma constante dentro das Tecnologia Microsoft.

Por isso, se você quer aprender a “USAR BEM A J2EE”. Sugiro voce fazer somente o FJ310.

Então… Pense em quais são suas reais necessidades. E você verá que o valor do investimento em treinamento classificado como barato ou caro, seja de 200 ou 20000, só depende do quanto ele vai te dar em retorno.

Se voce quer aprender a “ESCREVER BEM” os componentes da J2EE, sugiro voce fazer o SL314 e o SL351.

[]´s

A

A questão é, a Sun não investe nem um poko na formação de mão de Obra em quanto a M$, deixou cair o RG vc ja ta ganhando curso e virando desenvolvedor…
Por exemplo Fiz diversos cursos da Oracle, foram super bons e abrangem tudo.
Não tem a super ultra modularização do curso pra se lucrar mais…
Mais não vou ficar discutindo isso…
E só por falar ta, o Instrutor que deu o sl285 para mim foi muito ruim, tão ruim que nós da turma se reunimos e tiramos eles pra fazer de novo…
Mas não vo entra nesse papo, a Questão que os cursos bons da Sun é tudo 4.000, 5.000…Eu realmente gosto de fazer curso porque não tenho tempo para ficar estudando por livro e tudo mais…
Mas pra gasta essa fortuna…Será que vale a pena??

[]'s

Alan

Rafael_Steil

Oziel, nao da para comparar medicina com informatica. Logicamente que nao da para ser medico auto-didata, mas programador, administrador de empresas e varias outras profissoes, da sim.

Eu sempre fui e mantenho a minha opiniao: nao pago para fazer cursos na area de informatica para aprender alguma coisa como linguagem, programa etc… eu apenas faria se fosse obrigatorio para alguma certificacao, por exemplo. Nao estou dizendo que ninguem deva fazer, eh apenas o que eu faco comigo, pois tenho grande facilidade de aprender tecnologias e conceitos novos.

O Paulo eh instrutor da Sun, voce eh, e sao pessoas que respeito muito. E, se eu tivesse capacidade e oportunidade, adoraria ministrar algum curso como voces fazem, pois gosto de transmitir conhecimento. Mas eu fazer um curso, eh fora de cogitacao.

Minha opiniao sobre mim, nao que todos tenham que me seguir!!

Rafael

N

Alan,

Eu não costumo comprar muitos livros pois temos uma vasta disponibilidade de material online.

Mas, tive contato com o livro “Professional Java Server Programming J2EE 1.x Edition” e o recomendo para quem está iniciando e até mesmo para usuários avançados como guia de referência.

É um livro completo que abrange de XML a todos os tópicos de J2EE de forma didática e, como disse, bem completa.

É um pouco caro, mas vale cada centavo gasto.

Boa sorte.

Criado 5 de abril de 2003
Ultima resposta 8 de abr. de 2003
Respostas 9
Participantes 4