Pessoal,
Bom dia.
A dúvida é simples: Para “ser” um arquiteto, certificação é um “pré” requisito ?
Gostaria de opiniões.
Obrigado !
Pessoal,
Bom dia.
A dúvida é simples: Para “ser” um arquiteto, certificação é um “pré” requisito ?
Gostaria de opiniões.
Obrigado !
Se a empresa obrigar a ter certificação, sim. [=
Na MINHA opnião , SIM.
Mais existem muitos arquitetos sem certificações ;D
qual é a diferença do arquiteto para o desenvolvedor? ele é uma especie de analista 2.0???
é sempre bom se qualificar.
mas o grande empecilho agora, é que para fazer essa prova tem que fazer um curso da oracle. :?
t+
Pessoal,
Com toda a certeza…que NÃO 
Na MINHA opnião , SIM.
Porque?
Na MINHA opnião , SIM.
Porque?
Concordo com erickfm8 pois as empresas que colocam arquiteto sem certificação, elas pegam o analista mais velho ele tendo perfil ou não e coloca como arquiteto por não saber o que fazer mais com ele. Portanto se a certificação fosse obrigatória iriamos encontrar muito menos esses arqutetos de mer$%#@
Na MINHA opnião , SIM.
Porque?
Concordo com erickfm8 pois as empresas que colocam arquiteto sem certificação, elas pegam o analista mais velho ele tendo perfil ou não e coloca como arquiteto por não saber o que fazer mais com ele. Portanto se a certificação fosse obrigatória iriamos encontrar muito menos esses arqutetos de mer$%#@
Meus caros,e desde quando certificação mede conhecimento?
Um arquiteto se forma com vivência em diferentes projetos,de diferentes tamanhos,diferentes linguagens.
Na MINHA opnião , SIM.
Porque?
Depende muito isso hein. Se o cara estiver trabalhando a 5 anos com Java na mesma empresa, já subiu diversos projetos em produção, já passou por varias experiencias dentro da empresa, e mesmo assim ele não tem nenhuma certificação. Isso quer dizer que ele não esta qualificado ainda para ser Arquiteto ? Mesmo conhecendo toda a regra de negocio da empresa ?
Existem níveis de arquitetos, Enterprise Architects, Application/Solution Architects, etc…
Arquiteto na minha opinião é a função do Enterprise Architects que está mais ligado com a estrategia de TI da empresa, o resto devia ser trabalho de todo desenvolvedor.
Definição curiosa que eu ja ouvi uma vez:
Desenvolvedor:É o cara que se preocupa com o que acontece quando uma pessoa clica num botão
Arquiteto:É o cara que se preocupa com o que acontece quando cinco mil pessoas clicam num botão
?? o arquiteto se preocupa com alto desempenho?
Eu diria que também. [=
Certificação NÃO é realmente um pré requisito para alguns empresas
Porem um cara certificado ele no minimo sabe BEM daquilo que se certificou
claro que um cara certificado sem experiencia é nada …
Porem um cara que só tem experiencia dificilmente ele vai saber TODOS os delathes que abrange as certificaçoes
Programador
WEB
EJB
WS
Arquiteto
assim com essas certificaçoes ele tem bem mais visão para tormar desisões.
É meu ponto de vista
Ter habilitação não prova que vc sabe dirigir 
Certificacao arquiteto segue a mesma linha pra certificacao programador
Nao eh pq o cara tem 5 anos de arquiteto e nao tem certificacao, nao quer dizer que ele nao eh bom. Tem pessoas que sao PREGUICOSAS, e nao ligam mto pra certificacoes… Ja esta bem alocado na empresa e fica acomodado, e nem é pq o cara tem certificacao quer dizer que ele é melhor que o cara que nao tem…
Respondendo rapidamente o que acho que é um arquiteto:
prova ao menos que ele sabe alguma coisa…caso não foi comprada rsrsr mesmo sem experiencia
ao contrario uma pessoa que nao tem habilitação e sem experiencia
prova o q? rsrs
então é melhor te habilitação e experiencia
assim como certificação e experiencia
assim com essas certificaçoes ele tem bem mais visão para tormar desisões.
Ter habilitação não prova que vc sabe dirigir
![]()
aeeeee respondeu o tópico inteiro com a frase rs
Arquiteto de Software - Profissional de Desenvolvimento de Software muito experiente que por ter passado por diversas situações, apanhado muito e visto o que da certo e o que nao da, cuida pra que a aplicacao nao sofra quando for muito demandada e o sistema seja escalável (coisa que nao acontecerá se for projetado por pessoas menos experientes)
Mas o pessoal acha o nome bonito, de impacto… e poe “Arquiteto”.
Pessoal,
Bom dia.
Gostaria de opiniões.
Obrigado !