Galera, estou verificando o mercado em minha cidade no que tange a desenvolvimento de sistemas e o que verifiquei foi que a arquitetura Cliente/Servidor é muito utilizada, com programinhas em Delphi/VB e aqueles em DOS. Aí fui discutir com meu colega que desenvolve em cliente/servidor, ele veio falando que a grande vantagem é que o cliente só precisa de uma máquina cavala para o servidor e que as estações podem ser fracas para rodar a aplicação. Ele desenvolve em Developer da Oracle, e todo o processamento é feito no servidor, inclusive a aplicação fica toda no servidor e só criado um atalho para o servidor. Tenho um sistema que fiz em Java/Swing, mas ainda não mexi com redes.
Gostaria da opinião de vcs, como faço ???
Se eu criar um atalho no servidor, vai rodar ??? De qualquer forma tenho que ter nos clientes instalado a JVM, certo !!! Meu banco (fiz em Interbase) vai ficar no servidor, eu precisaria instalar o Interbase nos clientes e setar o caminho para o servidor, ou se eu deixar o banco lá no servidor ele vai funcionar ???
Bom, qualquer ajuda seria bem-vinda !!!
Eu quero desenvolver uma aplicação que rode beleza nos clientes, mas acho que pode ficar lento em máquinas ruins (Pentium 166-233, RAM 64 para baixo), pois terei que colocar a JVM e também o Interbase. O que vcs acham ??? Já tiveram alguma experiência assim ???
Como posso resolver legal este problema ??? Talvez o problema não seja o Java, mas a arquitetura da rede e da aplicação. Estou tentando um convívio com uma arquitetura muito legal: é o seguinte, os clientes não tem hd, drive-cd, nem disquete, só processador, placa-mãe, memória RAM,uma placa de rede com uma EPROM (chip para placas de rede) que dá um boot remoto num servidor Linux, depois para os usuários finais não ficarem enchendo o saco e reclamando da interface do Linux, fizeram uma ponte e os clientes acessam o Windows 2003 e gravando os dados tudo no servidor Windows 2003, ou seja, voltando aos bons e velhos ?terminais burros?, só que + avançados (e muito). Essa arquitetura seria legal para nós desenvolvedores Java/Desktop, pois a aplicação rodaria muito bem num servidor cavalo Windows 2003 e os clientes não teriam processamento nenhum com relação a aplicação. Alguém já mexeu com essa arquitetura ??? Achei legal, será que pode ser a solução para as empresas que querem reduzir custos com informática e utilizar tecnologias novas como Java, por exemplo ??? Se alguém conhecer mais alguma arquitetura legal, poste aí falando sobre ela.