Arquitetura de um sistema Java Server Faces

3 respostas
SanjuanRJ

Olá, tenho a seguinte dúvida.

Estou com uma aplicação em JSF que não está seguindo a sua arquitetura normal. O que significa que eu estou criando todos os componentes no managed bean e passando para o meu .xhtml, ou seja praticamente toda a criação da página fica em um managed bean. Também tem uma classe navegação responsável por fazer a navegação das páginas que não segue a convenção do JSF. Parece que tenho muito mais trabalho para fazer uma página simples. Alguém aqui faz desse jeito? Quando é bom fazer desse jeito?

Queria saber com vocês como utilizam a arquitetura dos seus projetos em JSF. Sei que vai variar de projeto para projeto, mas queria ter uma noção.

Java Server Faces é recomendável para fazer um sistema de gerenciador de conteúdo? Tenho uma aplicação que preciso que o próprio usuário possa fazer as suas alterações na página.

Qualquer link e material sobre a arquitetura de um projeto em JSF é bem vindo.

Valeu pessoal.

3 Respostas

Marcio_Nogueira

Entenda primeiramente o ciclo de vida de uma aplicação JSF, após ter o perfeito entendimento do ciclo de vida da aplicação, ficará mais simples entender o problema de sua aplicação.
Um abraço. :wink:

rponte

JSF é simples, não há porque complicar, acredito que esta abordagem deva te ajudar à desenvolver melhores páginas com JSF e AJAX,
http://www.rponte.com.br/2008/04/10/utilizando-ajax-com-jsf-de-maneira-eficiente/

Não há uma arquitetura ideal, você precisará pesquisar e estudar um pouco mais sobre JSF, e como o amigo Marcio Nogueira comentou acima, entenda o ciclo de vida de uma requisição JSF, isso faz uma grande diferença.

Acredito que valha mais a pena você baixar algum gerenciador de conteudo pronto e open-source, estuda-lo e customiza-lo de acordo com tuas necessidades, um muito bom é o Wordpress :slight_smile:

Abraços.

SanjuanRJ

Valeu pelo link rponte. Era isso mesmo que estava precisando.

Eu já entendo as fases do JSF. Isso pode vir a me ajudar a definir a arquitetura? Acredito que sim, mas não é tudo.

Valeu mais uma vez pelas respostas.

Tem como algum moderador mover esse tópico para a parte de arquitetura?

Eu dei mole e postei aqui.

Criado 25 de abril de 2008
Ultima resposta 28 de abr. de 2008
Respostas 3
Participantes 3