Pessoal, alguém aí conhece uma apostila que explique a implementação da arquitetura de 3 esquemas de SGBD do Oracle???
To precisando dar uma estudada na estrutura interna dele para um trabalho da faculdade…
[]'s
Pessoal, alguém aí conhece uma apostila que explique a implementação da arquitetura de 3 esquemas de SGBD do Oracle???
To precisando dar uma estudada na estrutura interna dele para um trabalho da faculdade…
[]'s
O q vc quer especificamente…???
Acho q eu posso te responder, to estudando pra fazer o exame Fundamentals I e os primeiros objetivos (q eu jah estudei ) sao sobre isso…
Vou tentar te dar uma visao geral…
Existe o OEM (Oracle Enterprise Manager)… O OEM se conecta no Oracle Management Server… No Management Server existe o repositório… O Repositório guarda as informações de tudo (Localizaçao de banco, outros servicoes etc) , mas o que interessa aki são os nodos… Os nodos são os objetos gerenciados , tipo uma database ou outro serviço… O Management Service “conversa” com o nodo através de um processo que fica localizado no nodo chamado Inteligent Agent…
Kra esta visão que te dei FOI MUITO superficial… Podem havar vários management servers acesando um repositorio ou um monte de mistureba nessa arquitetuta… O q interessa aki é que o OEM conecta-se no Management server que utilizando as informações do repositoio conversao com os Inteligent Agents nos nodos…
Tem uma semelhanca com o protocolo de gerenciamento SNMP neh?
QQ coisa posta ai…
Abraços
Ah sim
Existe o caso onde NAO EXISTE o Management Server na arquitetura…
É comum quando o OEM é iniciado na mesma máquina do banco (nodo)…
PS: vc estuda na PUC??? Vi um Eduardo Santos na lista de membros de banco de dados II para o 1º semestre de 2004…
Abraços
Sou eu sim, acho eu fiz Compiladores com vc semestre passado…
O negócio é que o prof. pediu pra analisar a arquitetura de 3 esquemas teórica em comparação com a implementação do Oracle. Eu tava olhando umas referências aqui e achei os textos meio complicados, mas o que entendi foi o seguinte: você mantém o esquema de visões e o esquema conceitual, certo? A parte mais detalhada da implementação do Oracle é a parte física, que tem vários processos responsáveis por atividades de log, recuperação, escrita em arquivo, armazenamento de buffer e essas coisas.
Mas eu não achei uma descrição mais específica do esquema conceitual e das visões no Oracle, acho que é isso que está mais faltando…acho que o que estou procurando é meio que uma documentação do Oracle feita pela própria Oracle, explicando o funcionamento…
Obrigado pela ajuda!
[]'s
O esquema de três camadas do Oracle se refere ao OEM three-tier architecture…
Acho q o q vc tah querendo eh a estrutura de uma instancia …
Tipo Instancia = SGA + background process
Dai vc quer saber quais sao os background process??? Tipo DBWRn, LGWR, PMON, SMON, etc???
Nao entendi pra q o professor pediu isso pra vcs…
Eh muito especifico do Oracle, tem certezq que eh isso mesmo??? Ou ele quer saber como funciona o catálogo, com as views , dynamic performance views, etc…???
Sei lá me parece estranho, pq na PUC eles nao pegam o produto Oracle, mas ensinam SGBD relaciona utilizando o Oracle eó nas aulas práticas…
Eu nao fiz Compiladores no semestre passado… To no ultimo periodo esse semstre (graças a Deus!)…
Abraços
Pois é, também achei esquisito…mas esse trabalho é de laboratório, não teórico…o professor parece estar meio perdido
Obrigado pela ajuda, galera!