Arquitetura dos beans (relacionamento)

3 respostas
L

Olá
Eu iniciei agora a trabalhar com java para web (uso JSF), queria saber qual é o padrão para desenvolver por exemplo um cadastro de clientes onde tem a tabela cliente e endereco com relacionamento 1-n.

No caso teria um bean de cliente, minha duvida é como programar o endereco? o correto é em um bean separado ou criar um atributo em cliente que seja uma lista de enderecos, e no fim salvar o cliente e a camada de negocio faria a separação chamandos os dao’s de cliente e endereço?

É que no caso, esse cadastro ja estava meio pronto, e ele esta com um bean para endereco e outro para cliente, cada bean tem seu metodo “adicionar”, porem o adicionar do endereco recebe como parametro o id do ClienteBean, então se não tiver um ClienteBean ele acaba falhando, achei isso meio fora dos padrões, ja que para cadastrar um endereço deve-se existir um cliente, e o cadastro esta no mesmo nivel (tipo não é necessário buscar um cliente para depois ir no cadastro de endereços). Seila, achei uma zona completa, eu faria tudo diferente, mas como sou relativamente novo, vai que isso ai seja o certo… por isso eu queria que alguem me dissesse qual a arquitetura padrão para esse caso.

Valeu.

3 Respostas

micheljuca

eu faco como vc disse.

• ClienteDAO
  • EnderecoDAO

ClienteBean tem uma lista de EnderecoBean.
Na hora de inserir vai tudo junto de ClienteBean ou ClienteVO. Se voce usa hibernate nem se preocupa, mas se nao usa vc precisa separar.

Eh assim que uso.

L

Pois eh, assim que eu faria. Mas falando aqui com meu analista, o problema eh que foi outro cara que fez isso, e realmente esta tudo errado. Ai começar mexendo em algo que tah totalmente fora dos padrões confunde qualquer um hehe

mas valeu! pelo menos deu para ver que eu não pensava tão errado assim hehe

micheljuca

lembre dos conceitos de OO, principalmente componentes reutilizaveis. Eu sempre separo bem os beans e as DAOs. E a regra de negocio, ou seja, se vai gravar uma linha na Tabela Cliente e outra linha na Tabela Endereco, fica com outra camada, que geralmente eu chamo de Service.

View - Service - Dao - Banco de Dados

Criado 10 de maio de 2006
Ultima resposta 10 de mai. de 2006
Respostas 3
Participantes 2