Olá
Eu iniciei agora a trabalhar com java para web (uso JSF), queria saber qual é o padrão para desenvolver por exemplo um cadastro de clientes onde tem a tabela cliente e endereco com relacionamento 1-n.
No caso teria um bean de cliente, minha duvida é como programar o endereco? o correto é em um bean separado ou criar um atributo em cliente que seja uma lista de enderecos, e no fim salvar o cliente e a camada de negocio faria a separação chamandos os dao’s de cliente e endereço?
É que no caso, esse cadastro ja estava meio pronto, e ele esta com um bean para endereco e outro para cliente, cada bean tem seu metodo “adicionar”, porem o adicionar do endereco recebe como parametro o id do ClienteBean, então se não tiver um ClienteBean ele acaba falhando, achei isso meio fora dos padrões, ja que para cadastrar um endereço deve-se existir um cliente, e o cadastro esta no mesmo nivel (tipo não é necessário buscar um cliente para depois ir no cadastro de endereços). Seila, achei uma zona completa, eu faria tudo diferente, mas como sou relativamente novo, vai que isso ai seja o certo… por isso eu queria que alguem me dissesse qual a arquitetura padrão para esse caso.
Valeu.