Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual é a tendência ou o que a maioria das empresas e desenvolvedores estão usando para desenvolver seus projetos JEE6.
Antes, na versão do 5 do JEE o pessoal usava bastante Maven 2 + Spring 2.x + JSF-1.2 ou Struts 2 + Hibernate com JPA 1 + JQuery.
Hoje com CDI e Servlet 3 o que o pessoal está utilizando?
A arquitetura “da moda ou tendência” seria Maven 3 + Spring 3.x + JSF-2 + Hibernate com JPA 2 + JQuery?
Obrigado pelas respostas amigos.
lele_vader, eu sei que não existe bala de prata mas estou querendo saber do pessoal, quando se trata de projetos JEE 6, o que vem logo a mente para iniciar o projeto.
Eu particularmente gosto como o AmauriSpPoa apontou a pilha.
CDI + EJB + JPA + JSF + PRIMEFACES.
Só que dependendo da questão, por exemplo a criteria do jpa é uma porcaria sem igual.
Mesmo estando lock-in dependendo do projeto é melhor ir para o hibernate mesmo.
O EJB se tu quiser rodar em um tomcat e quiser injeção e outras coisas de transação teria que ser com outro jeito, por exemplo o spring.
O CDI depende do servidor jee do cliente, o qual teria que ser jee 6.
O jsf é o que gera mais controvérsias.
Tem gente que gosto, tem gente que odeia.
Mas o java ee 6 é isso mesmo.
EJB, CDI, JPA e JSF.
Ficando a sua escolha os componentes a mais
Não é porque lançaram o JEE6 que de repente todas as empresas começam a usar. Mudanças em empresas são lentas. Ninguém vai migrar os sistemas já existentes.
Eu iria de Spring mas não iria de JSF.
JPA ou Hibernate direto, tanto faz.
Isso mesmo.
Vai demorar mtttttttttttttttt para todas atualizarem, afinal servidor jee é caro e em time que tá ganhando não vai se mexer arriscar uma migração de uma pancada de sistema não é.
Fora que dependendo da empresa qual o ganho disso ?
A minha opinião foi em cima do titulo do tópico [quote]Arquitetura e frameworks JEE 6[/quote]
Por isso a lista que eu coloquei foi “CDI + EJB + JPA + JSF + PRIMEFACES”
Mas eu concordo com o que o lele_vader disse, em time que está ganhando não se mexe, e que a maior parte das empresas ainda não migraram e outras não tem planos a curto prazo para mudar, mas para um novo projeto eu recomendaria sim JEE6
Eu também recomendaria jee 6, mas imagina tu falar para alguém que para colocar isso ele teria que comprar um servidor jee que custa mais de 10000, imagino eu.
[quote=lele_vader]Eu também recomendaria jee 6, mas imagina tu falar para alguém que para colocar isso ele teria que comprar um servidor jee que custa mais de 10000, imagino eu.
É uma pergunta difícil de responder, até mesmo capciosa.
Novos projetos podem nascer já com as especificações mais novas(e maduras), assim como uma empresa pode usar apenas Servlet 3 para uma nova camada de interface para um velho sistema em EJB 2.x.
Dependendo do porte da empresa, até para projetos novos é muito, muito difícil de você inovar dessa forma, pulando do 5(ou até mesmo 4) para o 6. Pode parecer bobeira, ou exageiro da minha parte, mas quem propõe a mudança precisa ter um certo grau de domínio do novo recurso tecnológico usado, ao menos o mesmo da geração anterior.
Para não me alongar muito… por outro lado, o foco da arquitetura pode fazer necessário uso só de tecnologias Back-end. Hoje mesmo Spring e EJB atendem todas as minhas necessidades. Uso Maven3, mas não considero parte da arquitetura, visto que posso removê-lo a hora que eu quiser(embora vá ter um peso a mais na montagem e preparo das aplicações).