Postei esta mesma mensagem no fórum de frameworks, aqui talvez eu tenha mais respostas:
Pessoal,
Tenho que converter um sistema de contabilidade feito em Clipper!!! (é isso mesmo e por incrível que pareça a empresa que o fez ainda o vende) para Java. O sistema será desktop mesmo com Swing e de banco de dados Firebird. Alguém tem alguma sugestão de arquitetura e framework (MVC , Java App Framework)? O último sistema Swing que trabalhei tudo era feito na mão, inclusive as telas.
A princípio pensei em desenhar as telas no Netbeans e desenvolver uma arquitetura tipo domain model com jpa, service e um controller que faria o tratamento de eventos, mas tenho um pouco de receio de ficar muito complexo para um sisteminha desktop. Se usar o blueprint da Sun começa entrar beans binding com Observer.
Alguém tem alguma sugestão? O cliente não liga muito se o sistema tá pouco acoplado e se tem arquitetura n camadas. Mas também não queria fazer nada tosco.
Pois bem, poderia-se colocar esta regra no método Lancamento.setData. Mas acho ruim. A regra não é da