Arquitetura gravação e distribuição de documentos

Boa tarde pessoal,

sou novo aqui no forum, e gostei bastante.

Estamos desenvolvendo sistema aqui na empresa onde teremos o armazenamento e compartilhamento de documentos,
e estes serão muitos, qual seria a melhor solução para o armazenamento destes documentos ? Poderiam me ajudar se possivel ?

Muito obrigado a todos.

[quote=omega_]Boa tarde pessoal,

sou novo aqui no forum, e gostei bastante.

Estamos desenvolvendo sistema aqui na empresa onde teremos o armazenamento e compartilhamento de documentos,
e estes serão muitos, qual seria a melhor solução para o armazenamento destes documentos ? Poderiam me ajudar se possivel ?

Muito obrigado a todos.[/quote]

Qual o tipo desses documentos? Grandes, pequenos? Políticas de segurança aplicáveis? Como esses arquivos serão acessáveis?

Seria interessante você pesquisar por tipos de software ECM (existem vários, tanto open source quanto pagos). Se você quer implementar algo, dê uma olhada no Jackrabbit, da Apache.

Além disso, dê uma olhada em conceitos de mecanismos de armazenamento em rede, como SAN (Storage Area Network). Também seria bastante interessante você dar uma olhada no S3, da Amazon.

[]'s

Já me recomendaram bastante o Alfresco, mas ainda não tive a oportunidade de avaliá-lo. Se tiver a oportunidade de testá-lo e puder compartilhar a sua experiência, seria legal.

Boa tarde asaudate,

obrigado pelo retorno, ajudou muito. Bom teremos documentos grandes e pequenos, cada usuario do sistema podera compartilhar seus documentos
ou acessar documentos de outros usuarios, isso por meio de hyperlinks, o mecanismo será muito parecido com o do Google Disco(docs).

Dei uma olhada no Jackrabbit, parece ser bacana, vou investigar melhor.

Novamente Obrigado.

Abraço

[quote=omega_]Boa tarde asaudate,

obrigado pelo retorno, ajudou muito. Bom teremos documentos grandes e pequenos, cada usuario do sistema podera compartilhar seus documentos
ou acessar documentos de outros usuarios, isso por meio de hyperlinks, o mecanismo será muito parecido com o do Google Disco(docs).

Dei uma olhada no Jackrabbit, parece ser bacana, vou investigar melhor.

Novamente Obrigado.

Abraço[/quote]

Para hyperlinks, o S3 pode ser uma boa, já que ele já oferece links para esses arquivos nativamente. Só não sei te dizer como ele trabalha com questão de conflitos entre documentos, versionamento, etc. Dê uma checada também se o jackrabbit tem a capacidade de trabalhar em conjunto com o S3.

[]'s