Arquitetura Java e Android

6 respostas
J

Gostaria de receber opniões sobe como desenvolver uma arquitetura para aplicação Web e Android.

Hoje temos uma aplicação Web com a sequinte arquiterura:

Camada de persistência com Hibernate JPA
Camada de Regra de negócios
Camada view com Struts 2

Utilizamos o Spring para gerenciar toda a injeção de depencias, o Spring realiza a injeção do entity manager e realiza a injeção da camada de negocios na Action do Struts.

Esta aplicação Web em produção disponibiliza um relatorio em html ou pdf.

Esta é a arquitetura atual, porem estamos desenvolvendo uma aplicação Android que realiza a solicitação destes relatorios já desenvolvidos na arquitetura atual.

Minha dúvida será em como adequar a arquitetura atual para responder as solicitações do aplicativo android.

Pensamos em algo como a camada de négocios que gera os relatorios serem desenvolvidas em WebService, sendo que da mesma forma injetaremos o webservice na action do Struts e tambem responderá as solicitações do aplicativo android, sendo que estes componentes de negócios irão responder independentemente do cliente que está chamando, facilitando os testes e codificando em uma só camada.

Oque acham ? gostaria de receber opniões

Espero que tenha escrito de forma legível…

Grato

6 Respostas

drsmachado

E por alterar?
O android possui suporte à browsers e leitores de pdf. Por mim, manteria assim, apenas criaria uma nova view, com conteúdo simplificado, para acesso via mini browser, de aparelhos android.

aeciovc

E por alterar?
O android possui suporte à browsers e leitores de pdf. Por mim, manteria assim, apenas criaria uma nova view, com conteúdo simplificado, para acesso via mini browser, de aparelhos android.

bom… tem ínumeros vantagens de uma aplicação nativa.

Você pode usar JAX-WS pra construir o web service e o android consome isso numa boa.

J

Pessoal, caso eu necessite desenvolver a mesma aplicação em Iphone, teria uma aplicação android e outra iphone, e minha lógica de negócio em apenas um lugar, consigo integrar o acesso tanto para ambas ?

J

aeciovc:
E por alterar?

bom… tem ínumeros vantagens de uma aplicação nativa.

Você pode usar JAX-WS pra construir o web service e o android consome isso numa boa.

O web service consigo facilmente injetar na action so struts ?

aeciovc

com certeza. Utilizando WebServices.

A

Opa.
você via utilizar recursos do hardware do device? (câmera, acelerômetro, etc…)
caso não foi utilizar uma solução seria criar um modulo da sua aplicação já existente com jquery mobile + struts 2 para ser visualizado via web por qualquer dispositivo (smartphones ou tablets).

Criado 1 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 17 de fev. de 2012
Respostas 6
Participantes 4