Olá,
Estou aprendendo Java para web, e tenho lido bastante sobre MVC. Porém, não encontro um exemplo prático usando um banco de dados. Por mais simples que seja o sistema.
Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.
Valeu!
Olá,
Estou aprendendo Java para web, e tenho lido bastante sobre MVC. Porém, não encontro um exemplo prático usando um banco de dados. Por mais simples que seja o sistema.
Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.
Valeu!
vei…
cria uma classe que conecta no banco com um metodo pra retornar a conexao(camada de banco)
cria suas classes de negócios ou beans(aplicativo)
cria suas pag html ou jsp (camada de interface)
a pag instancia seus objetos que usa a classe conexao pra gravar no banco.
agora se colocar os cods aqui se num vai aprender…
Valeu pela ajuda!
Talvez você não tenha encontrado porque MVC não tem a ver com bancos de dados. Você irá usar outros patterns pra isso. Dê uma pesquisada sobre DAOs.
J2Alex,
Entao se usa frameworks como Hibernate ou Struts para realizar operações no banco?
hugalves,
Struts tem a ver com MVC, portanto, não tem a ver com banco. Hibernate sim é um framework ORM. Mas você não precisa usar obrigatoriamente hibernate - apesar de não ser uma má idéia .
O importante é você entender onde se aplica cada pattern e o que cada um se propõe a resolver.
Continue com seus estudos, aos poucos você vai clarear um pouco mais as idéias… :lol:
Estou tentando esdutar sonre MVC e tambem estou com problemas de entendimento.
Pelo o que eu entendi o MVC (model-view-controller) eh uma metodologia para separar a logica de negocio e tratamento de dados de sua apresentacao em si.
O exemplo que gostaria de ter seria algo relacionado a Java.
Por exemplo:
Model : Banco de Dados, Entidades e DAOs.
Controller : Classes action, e que inserem, buscam e tratam dados da base.
View : JSP, CSS e HTML.
Se algum souber como dar uma visao similar e correta de MVC iria me ajudar bastante.