Arquitetura para Interface com Web Services

3 respostas
rissato

Fala galera,

tenho um requerimento aqui de construir uma interface entre dois sistemas. Vou receber um documento via web service e disparar um processo assíncrono para processar esse documento. Outros serviços vão receber documentos menores de forma síncrona, retornar status, etc.

Estou criando esse tópico pois estou desatualizado e gostaria da opinião de vocês sobre como implementar isso. A uns 2 ou 3 anos atrás, eu usaria EJB. Publicaria os serviços com base em Stateless Session Beans, e usaria um Message Driven Bean para processar o documento de forma assíncrona.

Mas, como se diz, o tempo passa, o tempo voa… e faz um tempo que estou trabalhando com ERP Oracle, então estou bem desatualizado sobre Java EE.

Alguém tem alguma indicação para eu pesquisar sobre atualizações e novas formas de fazer isso?

Algum novo framework interessante?

Agradeço qualquer sugestão. Obrigado,

3 Respostas

WRYEL

Bem vindo de volta. Com a minha pouca experiência que tenho com EJBs, eu acho que o ambiente que você descreveu está bom. Se tiver a oportunidade de usar EJB 3.0+ com uns 10 minutos na frente do eclipse, você já consegue montar a infra básica :slight_smile:

Exemplo de WS com EJB 3.0+:

Andre_Fonseca

rissato:
Fala galera,

tenho um requerimento aqui de construir uma interface entre dois sistemas. Vou receber um documento via web service e disparar um processo assíncrono para processar esse documento. Outros serviços vão receber documentos menores de forma síncrona, retornar status, etc.

Estou criando esse tópico pois estou desatualizado e gostaria da opinião de vocês sobre como implementar isso. A uns 2 ou 3 anos atrás, eu usaria EJB. Publicaria os serviços com base em Stateless Session Beans, e usaria um Message Driven Bean para processar o documento de forma assíncrona.

Mas, como se diz, o tempo passa, o tempo voa… e faz um tempo que estou trabalhando com ERP Oracle, então estou bem desatualizado sobre Java EE.

Alguém tem alguma indicação para eu pesquisar sobre atualizações e novas formas de fazer isso?

Algum novo framework interessante?

Agradeço qualquer sugestão. Obrigado,

oi,

Acho que para você ter uma idéia melhor desta arquitetura precisa ver melhor qual a volumetria do negócio, quantas requisições serão necessárias para cada processo etc

Depois disso você pode montar POC’s (provas de conceito) simulando estas arquiteturas e fazer alguns testes de carga para avaliar a performance.

EJB para mim se justifica se for para rodar apenas em ambiente Java usando os serviços do container. (Seria bom também você falar um pouco das iterfaces, que protocolos usam e que tipo de tecnologia cada cliente usa, Java, etc, isso pode ser mudado no futuro, etc.

Outra coisa que você precisa levar em conta claro é o conhecimento da equipe que vai desenvolver e o tempo disponível para o desenvolvimento.

Espero ter ajudado

Abs

rissato

Aee,

fiquei mais tranquilo agora lendo as respostas. Andei pesquisando sobre as últimas versões e gostei das novidades do EJB 3.1 que não conhecia.

O volume não é muito grande, creio que em torno de 50 requisições por dia.

O outro lado da interface é um sistema em .NET (de outro fornecedor) que já está preparado, então web-services seriam a melhor opção mesmo pois algumas respostas precisam ser on-line.

Sobre a equipe, esse requisito faz parte de um projeto maior de atualização da versão do ERP, então o tempo e recursos não são um gargalo.

Obrigado pela ajuda, abraço.

Criado 7 de junho de 2012
Ultima resposta 11 de jun. de 2012
Respostas 3
Participantes 3