Bom dia galera, eu estou com algumas dúvidas… eu estou construindo um portal pra minha cidade, a princípio eu usaria PHP, mas como isso ainda me tomaria um certo tempo para aprender algumas coisas, eu optei por utilizar Java que já sei, mas toda experiência que tenho com java é em sistemas, queria saber a opinião de vcs a respeito de usar java para criação de sites e qual frameworks vcs acham interessante eu utilizar. Estou pensando em utilizar Hibernate para persistencia, JSF e também o Spring web flow e securiry. Ai fica minha pergunta: É viável utilizar essa estrutura para um portal?? Lembrando que nesse portal além de coisas básicas como upload de fotos e notícias, também vai ter algumas aplicações para os usuários. Desde já agradeço.
Arquitetura para site em java
5 Respostas
Bom minhas dicas seriam:
- VRaptor (Controller) // Maior curva de aprendizado
- JQuery (View)
- JPA + Hibernate (Banco)
- SpringSecurity (Segurança) // Tvz nem precise, jah que vc pode implemtar regras no próprio VRaptor
- JUnit (Testes) // TDD é rox
JSF embora seja possível fazer qualquer coisa com ele, a grande vantagem que se tira do JSF é a utilização de componentes padrões já prontos, o que seria indicado mais para “sistemas padronizados”, onde não há a necessidade de uma interface gráfica totalmente personalizada/diferente de tudo. Colegas meus que ficam na fábrica sem interferência ativa do cliente usam JSF e pessoal que fica no cliente, com o mesmo pedindo coisas diferentes, avançadas e detalhadas o tempo todo usam Struts2.
Tudo que javanez falou eu concordo, só o VRaptor nunca pratiquei e sempre fiquei na dúvida se é ou não mundialmente usado como os outros frameworks. Então embora VRaptor seja mais produtivo, sempre confiei mais no Struts2, não opinião totalmente própria, mas meus colegas de Java, além do mercado. Mas ambos são baseados em Action e te darão total liberdade, sem ficar se preocupando com componentes que vão intermediar a realidade da view (HTML/jQuery).
Então, se for para “sites”/portal mesmo como parece ser seu caso, tipo G1/iG/GloboEsporte se encaixa mais natural um framework baseado em Action (Struts2, VRaptor, …) + o que o javanez falou. Mas por outro lado se você estiver falando em “site” que a parte dinâmica só tem formulários e grids uniformizados, vá de JSF mesmo, olhando antes se os componentes disponíveis vão te atender totalmente, como por exemplo: http://www.primefaces.org/showcase-labs/ui/home.jsf.
Valeu galera, obrigado pelas dicas. Eu uso o prime e JSF no meu serviço, conheço bem, mas como disse, só uso em sistemas… mas enfim com essas dicas agora estarei mais esclarecido. Ja trabalhei com Struts 1, vou dar uma olhada no 2 e também no VRaptor, os outros eu já domino então fica melhor!! Valeu mesmo galera!!
Isso ai, vai ser uma boa oportunidade pra aprender VRaptor e Struts2 e na prática ter certeza se um deles será melhor para o desenvolvimento e manutenção do seu novo projeto. E sendo site para público será indispensável ter apoio de um designer para focar na parte de CSS e HTML.
Pois é brother, eu sou muito ruim de design sabe? rss assim, não tenho muita criatividade… mas consegui fazer um design até legal aqui, me baseei muito em sites desse mesmo estilo sabe? mas infelizmente não tenho tanta criatividade… rss