Arquitetura para videoteca digital online

5 respostas
E

Galera…Seguinte…
Tenho que montar um servidor no qual serão armazenados e disponibilizados vídeos pelos usuário. Neste cenário, o usuário, através de um cliente, pode descrever determinadas características de um determinado segmento temporal deste vídeo (por exemplo, dos 2 aos 15 segundos de vídeo) e salvar essas descrições no servidor, de forma que elas possam ser acessadas por outros usuários…O cliente também deve permitir a exibição dos trechos de vídeo anotados (ou seja: streamming do servidor para o cliente)

Todavia, tenho um enorme problema nas mãos chamado JMF. Trabalhar com JMF impossibilita o processamento de qualquer um dos formatos de vídeo mais modernos (AVI, MPEG II, OGG,…)…
Em relação ao stramming a coisa fica ainda pior…O Streamming oferecido pela JMF é via RTP, até ai tudo bem. O problema é que a última versão do JMF só permite streamming de 4 tipos de arquivo, como diz aqui: http://java.sun.com/javase/technologies/desktop/media/jmf/2.1.1/formats.html

Diante de um cenário tão trágico, pensei em uma arquitetura em que os clientes enviam qqer tipo de vídeo para o servidor, lá ele usa a biblioteca nativa ffmpeg para converter para MPEG-I e armazena o vídeo. Já que esse formato é manipulável pelo JMF…

O que vocês cham? Muita gambiarra? Se for o caso, alguém pode me sugerir uma alternativa? Se não encontrar nada até o início do próximo mês terei de jogar tudo que já implementei em Java fora e optar pelo Flash+Python ou coisa que o valha…

5 Respostas

E

Ninguém?

RaulCarlin

JMF não processa AVI!!!Processa sim hein cara… talvez o CODEC do AVI seja o problema… mo o TSCC que o pessoal da DevMedia usa por exemplo…

Tem como adicionar novos Codecs implementando uma interface Codec se não me engano, dá uma Googlada ai que provavelmente você acha exemplos na Net…

No pior dos cenários, uma “gambi” como a que você descreveu não é nada de mais, vendo que sites como YouTube fazem algo parecido, manda num formato X e lá ele transforma em Y e se vira…

W

Tb nao acho gambi vc transformar o formato de video que o usuario te manda pra um formato que eh padrao na sua aplicacao. Provavelmente muitos sites de armazenam videos e fotos (tipo os fotologs da vida) fazem isso. Nao sei se eles realmente fazem isso, mas eu percebi que por exemplo quando eu mando uma foto pro myspace, parece que eles alteram ate a resolucao da imagem.

//Daniel

E

Certo, e vocês saberiam como seria a forma idela de passar implementar o upload do vídeo?
Eu estbeleço uma conexão com o servidor e a partir daí, qual a forma ideal de enviar o arquivo? Em blocos de N bytes? Se for, como estabelecer o N mais adequado?

E

Alguém poderia me ajudar nisso?

Criado 27 de maio de 2008
Ultima resposta 29 de mai. de 2008
Respostas 5
Participantes 3