[Arquitetura - PHP] Ajuda/Dicas para definição de escopo

Olá pessoal!

Dúvidas cruéis pairam sobre mim, e vim partilhar das idéias de vocês para clarear as minhas e quem sabe chegar num bom senso. =)

Seguinte, estou começando a definir um escopo de projeto muito similar ao MercadoLivre, e tenho pretensões de desenvolve-lo usando PHP. Ai vem a grande questão:

Eu sempre desenvolvi pequenas-médias aplicações com PHP, mas para esse caso será algo maior, posso até dizer que será uma enterprise web application, com maior fluxo de acesso, transações, fortificação de segurança, etc.

A questão é? Onde devo me preocupar? Recomendam algum framework? (Tipo symfony, cake, etc). PHP dá conta?

Outro detalhe, pensei em usar JQuery para interações de tela/requisições AJAX e MySQL como banco de dados.

O que acham?

Espero ter sido claro, do contrário explico melhor =)

Apesar do forum ser Java…

Sou apaixonado por Arquitetura de Sistemas PHP e atuo na área.

Se seu foco é um framework OOP, a melhor opção atualmente é o Zend Framework, alem de mais consistente e permitir flexibilidade de definição arquitetural, tem vários profissionais no mercado que o domina, possui inclusive certificação: ZFCE.

Atualmente trabalho com o modelo: View <-> Controler <-> Business <-> Model, fazendo verificações se a classe que está instanciando é da camada correta, é um pouco complicado no começo mas depois que aprende a trabalhar assim fica muito fácil dar manutenção, que ocorrerão em praticamente 80% dos casos apenas na Business.

O ZF tem integração direta com a jQuery UI através da Biblioteca: ZendX.

Se a idéia é realmente fazer enterprise, pense em um banco de dados que suporte realmente a "porrada", nesse caso o recomendado é o Oracle, mas PostgreSQL provavelmente atenderá bem a necessidade inicial, se usar o ZF, poderá migrar tranquilamente, pois ele possui adapters para vários bancos sem impactos na aplicação.