Arquitetura WEB

3 respostas
U

Olá pessoal,

Estou desenvolvendo uma aplicação web simples e sem nenhuma framework, como me foi solicitado. Como esse é um projeto piloto pra uma aplicação muito maior, penso num arquitetura bem estruturada e produtiva, tentando chegar mais próximo possível do que imagino que seja MVC…

Bom, dentre algumas, foi levantando uma arquitetura de “controladores”. Um servlet unico recebendo todas as requisições e pelo pefil do usuário recuperado da sessão instancia a devida classe Contoladora, repassando um parametro “acao” passado (um MethodFactory…)
(PS.: Essa é idéia de frameworks como o Struts, não é??)

Inicialmente tem-se um controlador para cada perfil de usuário (ControladorGerente, ControladorFuncionario, etc…).
Me surgiram duas preocupações. Primeiro, onde se enquadraria ações comuns a todos os perfis (cadastramente de um determinado objeto de dominio, por exemplo)??
Depois, como evitar um controlador gerenciando muitas ações (como o gerente, que deve gerar dezenas de relatórios, pesquisas, etc)??

Qualquer ponto levantado será válido. :grin:

3 Respostas

D

Bom dia,

Os controladores ‘Pattern Controller’, são excelentes para gerenciar o fluxo da aplicação.
Acho q. vc podia mapear os ‘commands’ em pacotes…

br.com.dominio.command.geral
todas os comands com acoes gerais
br.com.dominio.command.gerente
..todos os comands somente do gerente
...

e de acordo com os dados da session vc mapea todas as ações do usuário para um pacote específico…

é uma idéia!

t+

U

Oi, Diana. Interessante… Vou dar uma olhada.
Valeu mesmo

Ah, estava penssando num controlador pra cada objeto de dominio…

V

Para uma boa arquitetura Web é sempre bom levar em consideração a questão da concorrência,então acho bom você dar uma olhada no Padrão “Factory”. :grin:

Criado 27 de maio de 2007
Ultima resposta 30 de mai. de 2007
Respostas 3
Participantes 3