Vocês já viram alguma arquitetura de SITE onde toda a comunicação com o banco é feita via WebServices, ou seja, existe um front end feito em ASP que consome o Webservice para fazer a persistência de dados.
Isto está correto?
Essa arquitetura é válida? Possui algum problema nela?
Se o servidor de página (ASP) estiver em uma maquina diferente do servidor que processa as informações, a comunicação via WS é válida, porém não necessariamente é a melhor forma de se trabalhar. Tem que analisar os requisitos, principalmente os não funcionais e tentar entender porque essa solução está assim.
Mas enfim, existem N maneiras de projetar uma aplicação e não existe a solução ideal para todos os cenários
Quando falamos de arquitetura, na minha opinião, não há certo e errado. Os adjetivos são outros: “Bonito”, “simples”, “eficiente”, “mantível” (qual a palavra para fácil manutenção?).
Avaliar certo e errado, como já colocado pelo Jair, é uma questão de avaliar requisitos funcionais, não funcionais e além disso, o cenário todo. Na minha experiência os grandes desafios arquiteturais que tive não estavam “escritos” em lugar nenhum, não eram necessariamente requisitos mas “realidades da empresa que não seriam mudadas”. Por isso que arquitetura de sistemas é tão legal.
Quando falamos de arquitetura, na minha opinião, não há certo e errado. Os adjetivos são outros: “Bonito”, “simples”, “eficiente”, “mantível” (qual a palavra para fácil manutenção?).
Avaliar certo e errado, como já colocado pelo Jair, é uma questão de avaliar requisitos funcionais, não funcionais e além disso, o cenário todo. Na minha experiência os grandes desafios arquiteturais que tive não estavam “escritos” em lugar nenhum, não eram necessariamente requisitos mas “realidades da empresa que não seriam mudadas”. Por isso que arquitetura de sistemas é tão legal.[/quote]
Isso é verdade.
Mas confesso que pra utilizar uma arquitetura desse tipo, tem que ser uma situação muito singular, pq em termos de performance, vai ficar bem ruim… Mas como já disseram aqui, dependendo os requisitos, é a única forma de se implementar…
Os webservices vieram antes do site. Eles já tinham um “service bus” e aí plugaram o site. É bonito de falar, mas performance não é o forte sem sombra de dúvidas mas, para atender aqueles 2 diretores que querem ver isso em seus belos smartphones enquanto viajam para uma reunião de negócio sem sentido pelo caribe, dá conta :lol:
Alguém chega e fala: “Nosso sistema tem que estar disponivel para os mais diversos dispositivos e interfaces (Web, Stand-alone, mobile, etc etc etc). Resultado: centralizar as regras de negócio e expor tudo via webservice”. Possível problema: Nem todas essas interfaces/dispositivos irão usar TODOS os serviços disponíveis, assim, nem tudo deveria estar compartilhado