Arquivo .dat

Olá alguém tem algum programa ou alguma rotina no qual eu consiga ler um arquivo .dat pra jogar em sql ou excel

Olá.

Para obter uma resposta mais precisa é importante você citar o que gerou esse arquivo .DAT. Pelo que sei é um tipo de arquivo comumente usado por alguns bancos de dados. O HSQLDB, por exemplo gera arquivos com essa extensão.

.dat é um nome genérico para “dados”.

Que tipo de dados? Depende de quem gera o arquivo.

Sem saber como esses dados estão organizados, é praticamente impossível converte-los.

[quote=ViniGodoy].dat é um nome genérico para “dados”.

Que tipo de dados? Depende de quem gera o arquivo.

Sem saber como esses dados estão organizados, é praticamente impossível converte-los.

[/quote]

vini meu chapa, quando vc fala assim ja fico com medo, vou descobrir, na realidade estou convertendo um sistema que foi feito em 1989, e as extensões são .dat, vou me aprofundar e tentar descobrir em que linguagem está o sys…grato galera

Pois é, sem saber o que gerou o .dat, fica impossível saber como lê-lo. Torça para ser algum arquivo de algum banco de dados conhecido, como o DBASE (se seu sistema é tão antigo, pode ser que sejam arquivos do Clipper). Se foi algo que o próprio programador gerou, aí só com os fontes.

O programa não tem nenhuma forma de exportar esses dados? Como gerar um relatório em texto, por exemplo? Se nada mais der certo, essa pode ser uma outra forma de converter (geralmente mais trabahosa, mas melhor que tentar decodificar os .dats).

Pois é, sem saber o que gerou o .dat, fica impossível saber como lê-lo. Torça para ser algum arquivo de algum banco de dados conhecido, como o DBASE (se seu sistema é tão antigo, pode ser que sejam arquivos do Clipper). Se foi algo que o próprio programador gerou, aí só com os fontes.

O programa não tem nenhuma forma de exportar esses dados? Como gerar um relatório em texto, por exemplo? Se nada mais der certo, essa pode ser uma outra forma de converter (geralmente mais trabahosa, mas melhor que tentar decodificar os .dats).
[/quote]

E depois pelo meu fraco entendimento de ficheiros .dat, eu acho que.
1- em linguagem C eu usava os ficheiros .dat, mas ficheiros binarios e nao ficheiros de texto, se forem binarios acho que sera mais dificil de analisares sem saberes a real estrutura ou o código que gerou.
2-eu acho que nao existe um padrao de formato de dados para o ficheiro .dat
3- se for ficheiro do tipo de texto puro, acho que sera pouco trabalhoso e facil de entender, e fazer o programa,

resumindo, reza… :lol:

galera, o sistema está em clipper, os arquivos de indices em ndx, e os dados no .dat…assim será que alguem consegue me ajudar???

A linguagem " clipper " acho que nao influencia em nada, na forma como os dados são guardados,
o que tens que tentar descobrir em primeiro lugar é o seguinte:

1- os dados ( .dat ) estão em ficheiros binarios, ou ficheiros de texto, ???
tenta abrir com o notepad ou similar e ve se consegues ler os dados, se nao conseguires abrir os dados entao é um ficheiro binario

2 - procura na net, se existe algum padrão oficial "standard"de criação na forma estrutural dos dados de ficheiros .dat e ou .ndx

3(opcional)- procura na net se existe algum padrão muito utilizado para guardar dados em ficheiros .dat com a linguagem clipper

depois de teres estas respostas postas aqui , e vamos ir aos outros passos

A linguagem " clipper " acho que nao influencia em nada, na forma como os dados são guardados,
o que tens que tentar descobrir em primeiro lugar é o seguinte:

1- os dados ( .dat ) estão em ficheiros binarios, ou ficheiros de texto, ???
tenta abrir com o notepad ou similar e ve se consegues ler os dados, se nao conseguires abrir os dados entao é um ficheiro binario

2 - procura na net, se existe algum padrão oficial "standard"de criação na forma estrutural dos dados de ficheiros .dat e ou .ndx

3(opcional)- procura na net se existe algum padrão muito utilizado para guardar dados em ficheiros .dat com a linguagem clipper

depois de teres estas respostas postas aqui , e vamos ir aos outros passos [/quote]

bom eu consegui visualizar no notepad

Cara, faz muito tempo e eu não me lembro do nome do programa que fazia um dump das tabelas em clipper para outros formatos. Da uma pesquisada.

Cara, faz muito tempo e eu não me lembro do nome do programa que fazia um dump das tabelas em clipper para outros formatos. Da uma pesquisada.[/quote]

amigão ja procurei pacas…mas se fosse dbf…eu criei uma rotina que faz esta macumba toda, agora .dat no way

Bom, o jeito então é apreender o suficiente de Clipper para exportar esses dados. Por que você não procura ajuda em uma lista de Clipper? Pode ser de delphi também, pois tem muitos ex clipeiros trabalhando com delphi.

Cara, faz muito tempo e eu não me lembro do nome do programa que fazia um dump das tabelas em clipper para outros formatos. Da uma pesquisada.[/quote]

essa é nova, eu nao sabia que o clipper é um SGBD pensei que era uma linguagem, bom vou dar uma pesquisada para conferir. :wink: :wink: :shock:

Cara, faz muito tempo e eu não me lembro do nome do programa que fazia um dump das tabelas em clipper para outros formatos. Da uma pesquisada.[/quote]

essa é nova, eu nao sabia que o clipper é um SGBD pensei que era uma linguagem, bom vou dar uma pesquisada para conferir. :wink: :wink: :shock: [/quote].
pela pesquisa que fiz notei que é linguagem de programação, entretanto sendo linguagem nao entendi a idea de fazer um dump das tabelas!!!
ou é uma linguagem que tem um formato especial de guardar os dados em um tipo de SGBD propiamente para ele!!!

Exatamente.

Exatamente.[/quote]
ok agora entendo,
entao ja sincronizamos as ideas,

para o nosso amigo que quer ler os ficheiros basta ele procurar a documentação do clipper, e saber mais sobre a estrurura na qual são guardados os dados, ou usar o clipperDump como foi falado acima