Arquivo de banco de dados postgre

Olá! Qual o diretorio que fica salvado o arquivo do banco de dados postgre. Percebi que quando faço a conexão usando java eu não informo o local onde o mesmo está mas somente o seu nome? :oops:

vc quer saber onde fica o diretório de instalação do postgresql ou quer conectar ao SGBD.

veja:
http://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Como_conectar_ao_Postgresql_com_JAVA/JSP

Na verdade não é um arquivo… é uma lista de vários arquivos, inclusive eles são compartilhados por todos os bancos que você tem no servidor postgre. Assim não existe UM arquivo do banco…
Os arquivos ficam geralmente numa pasta \data\ dentro do diretorio de instalação. Mas é claro que isso depende da instalação. Podem ser configurados em outro diretorio.

por exemplo: criei o banco de dados chamado contato contendo a tabela contato, quero saber onde o mesmo fica armazenado, em qual diretorio?

por exemplo se eu quiser colocar o sistema em outro computador, como vou levar o arquivo do banco de dados se não sei onde o mesmo fica armazenado?

Voce precisará exportar o banco. Pode ser criando um backup dele… no pgAdmin voce consegue criar essa imagem do banco, então é só recuperar esse backup em outro computador e você terá os dados. Mas não há como copiar um arquivo e pronto. Não é como um access ou firebird que está tudo em um arquivo só!