Arquivo de imagens .JAR

Estava passeando pelo forum e entao vi esse post

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=4213&highlight=icones+repositorio

aonde tem um link de um repositorio de icones da propria sun

http://developer.java.sun.com/developer/techDocs/hi/repository/

Eu achei interessante que os icones vem num arquivo .JAR…
entao ae vai minhas perguntas:

:arrow: Tem como eu utilizar os icones desse arquivo .jar sem ter que descompactar?? Tipo… utilizando um import ou coisa parecida??

:arrow: Caso tenha jeito de dar um import como mencionado na pergunta anterior, queria saber como posso fazer um arquivo .JAR desse tipo para guarda os icones do meu programa.

Obrigado.

Você não importa o JAR porque só se importam classes…não imagens! :wink:

Para utilizar as figuras que estejam num arquivo compactado, ele deve estar no classpath (como qualquer outro JAR), e para acessar as figuras dentro dele pode usar algo assim:

Toolkit.getDefaultToolkit().createImage(getClass().getClassLoader().getResource("caminho para sua imagem"));

onde caminho para sua imagem é o path completo dentro do JAR, como imagens/icones/botoes/open.gif, por exemplo.