Arquivo de properties com queries

“Aqui utilizamos código SQL dentro das classes Java, isto é um péssimo hábito. O interessante é ter as queries dentro de um arquivo de configuração, como um XML ou um arquivo de properties. Desta maneira, caso você mude de banco de dados, pode facilmente mudar as queries que não são compatíveis.”

Pessoal, li isso no tutorial aqui do guj sobre JDBC, minhas queries estao no codigo java…
como fazer esse arquivo de properties? ou tava pensando em montar uma classe somente com essas queries, assim qndo precisase assesava essa classe com queries… sera q da certo?

valew

Não vou dizer se é a melhor alternativa ou não. Mas se você precisar alterar uma query que está na classe? Vai ter que compilar de novo, usando properties não. Usando em properties você pode fazer de várias maneiras. Estude as classes que manipulam properties.

Oi fiaux,

Então....indo nesta direção acho que a melhor saida é o uso de properties/xml.

Porque, como o darkroger disse, a classe tem o problema da recompilação; sem falar que a idéia do bom uso de uma classe está bem longe disso.

Se vc optar por properties pode começar lendo este tutorial [url]http://java.sun.com/docs/books/tutorial/i18n/resbundle/propfile.html[/url]

No aquivo de properties ficaria assim por exemplo:

sqlObterNomesPessoas = SELECT p.nome FROM tb_pessoa

Acho q pra começar é isso, espero ter ajudado  :D 

P.S. Vc já considerou o uso do iBATES nesta sua refactory?

[]'s