Arquivo de Texto Formatado

3 respostas
fel_augusto

Olá a todos. Eu estou fazendo um tipo de Wordpad em Java, que ta funcionando normal. Ta abrindo arquivos de texto simples (.txt), ta formatando, ta até fazendo as funções de “Desfazer” e “Refazer”. Só que eu queria saber como eu faço para salvar esse arquivo com a formatação. Por exemplo: eu digitei um texto e formatei a metade de cor verde, e metade de cor azul + negrito. Como eu faço para salvar este arquivo com essa formatação. Tem como? ou eu vo te q verifica a formatação, e na frente de cada uma colocar comandos rtf por exemplo ([verde] e [/verde])?

Ah, e + uma coisa: como eu faço para [editado: pegar] a formatação de um texto selecionado? Tipo: eu quero saber a cor do texto selecionado, o tamanho dele, se ele está negrito, itálico, o seu alinhamento… enfim, sua formatação de uma maneira geral. Tem algum comando, ou eu tenho que pegar um por 1, fazendo getColor(), getSize(), isBold(), isItalic(), …?

3 Respostas

T

fel_augusto:
ou eu vo te q verifica a formatação, e na frente de cada uma colocar comandos rtf por exemplo ([verde] e [/verde])?

É claro que vai ter. Informação não se cria do nada. Estude RTF ou HTML (ou você pode criar sua própria linguagem de formatação, mas isso torna difícil usar seu texto em outros programas.)

Para “pagar” a gente lhe envia um boleto para você pagar no banco . Acho que você queria “pegar” a formatação :stuck_out_tongue:
De qualquer maneira você vai ter de pegar um por um.

fel_augusto

era “pegar” mesmo, e já arrumei acima. e vlw pelas dicas.
só q eu não queria usar HTML. Que outras linguagens eu posso usar para fazer um texto formatado? além de rtf, que outras linguagens de formatação de texto existem?

T

Eu aconselharia a usar HTML, que é mais fácil.
Se não quiser, pode usar:

• O formato do OpenOffice (é XML, basicamente);
  • O formato RTF (só que aviso que é bastante complicado);
  • O formato PostScript; (é bastante complexo);
  • O formato usado pelo programa TeX (se você já preparou uma tese e se for mestrando ou doutorando em Matemática já deve ter tido de usar esse tal programa :stuck_out_tongue: ) - http://en.wikipedia.org/wiki/TeX , http://www.tug.org
    Você pode criar o seu formato baseado em XML, mas se quer algo com melhor interoperabilidade, use algum dos formatos acima.
Criado 11 de dezembro de 2006
Ultima resposta 12 de dez. de 2006
Respostas 3
Participantes 2