Arquivo de texto servir como banco de dados, tem como?

Pessoal, eu queria criar um controle de mesada… mas sem banco de dados… tem como colocar p salvar as informações em um arquivo de texto?
Se eu usar banco de dados… quando eu for enviar para alguém, essa pessoa vai ter que instalar o banco de dados ne ? ou tem como ela só executar o programa e ja ter o banco de dados?

Não há nenhum problema em salvar os dados em um arquivo de texto ou planilha, por exemplo.

Em relação a apresentação disso, depende muito do que vc quer fazer. Por exemplo, vc pode salvar as informações em um banco de dados e apresentá-las via
web ou aplicação desktop (isso funciona para textos e planilhas tb). Ou vc pode simplesmente enviar direto esses arquivos por e-mail para um pessoa.

Oq vc quer fazer exatamente?

Tipo… é um programinha simples… tipo uma conta bancaria… deposito, saque, saldo … ai a pessoa vai salvando… gastei 5 reais… vaila em saque e coloca… recebi 10 reais vai no deposito e coloca… coisa simples… mas essas informações tem que ser salvas em alguma coisa .(logico) pq quando fechar o programa e abrir de novo … vai ter as informações

[quote=felipevs]Tipo… é um programinha simples… tipo uma conta bancaria… deposito, saque, saldo … ai a pessoa vai salvando… gastei 5 reais… vaila em saque e coloca… recebi 10 reais vai no deposito e coloca… coisa simples… mas essas informações tem que ser salvas em alguma coisa .(logico) pq quando fechar o programa e abrir de novo … vai ter as informações
[/quote]

até ai tudo certo. Mas como vc quer apresentar essas informações?

Sim, pode. Um volume pequeno de dados não trará um problema de performance para sua aplicação.

Não, vc não precisa instalar nada. Vc pode usar bancos locais como SQLite e o próprio Access. É para isso que existe as cláusulas Select. :lol:

usando interface gráfica e exibindo os valores em um Label.

Independente da maneira de apresentação, aconselho vc a usar um banco de dados.
o conselho do renamed serve se vc usar uma aplicação desktop, mas dependendo do banco que vc usar terá q instalar um client.

Funciona dos dois jeitos…
Voce pode ate criar alguma coisa com arquivos textos, mas nao vai ser algo tao
seguro quanto um banco de dados…

E com banco, existe um jeito de “mandar” junto com uma aplicacao, senao me engano
tem o JavaDB e o SQLite…

Abraco.

um banco de dados hospedado em algum servidor tbm da pra fazer ne ?
tipo… aplicação desktop mas o banco online em um servidor web.
é muito difícil fazer isso?

.
outra coisa, o arquivo de texto fica dentro do jar ou fica separado ?

Sim, eh possivel acessar um banco de dados via web para uma aplicacao desktop, desde que vc possua o ip, usuario e senha. Ah, precisa tambem dar permissao ao usuario do banco para acesso remoto.

Como funciona o arquivo Txt ? tipo… como o java sabe que deve pegar tal valor? damos alguma referência ?

Essa eh a questao…
Voce tem que controlar isso.
O Java te permite ler e escrever em arquivos…

O que significa cada coisa que vc gravar e ler, eh contigo.

Voce pode ate trabalhar com Properties, mas ainda sugiro banco de dados.

Você pode ler a linha inteira ou caractere por caractere, usando a classe BufferedReader. Depende da abordagem que você usa. Agora, se você pergunta para saber como separar o conteúdo do arquivo em colunas, aí você já precisaria de uma estrutura mais elaborada (como uma planilha, ou um banco de dados, mais indicado). Acho que até daria para fazer “na marra” em TXT, mas, não sei se o trabalho compensa.

[]'s

eu tbm queria com banco de dados…ate pq eu estaria estudando um pouco de banco de dados…
mas o problema é se eu passar o programinha para alguém… essa pessoavai ter que instalar um banco p/ poder usar ne não? (sem ser via web )

Voce chegou a ler sobre JavaDB ou SQLite?

não, mas algum dos dois ficam dentro do jar? ou dentro de uma pasta onde so precise executar…

Jovem,

Isso não é uma boa pratica e recomendavel usar banco de dados.

é… só um comentário…
ACCESS NÃO!

Java DB:

http://netbeans.org/kb/docs/ide/java-db_pt_BR.html

SQLite
http://br-linux.org/linux/sqlite-resolvendo-problemas-simples-com-um-banco-simples
http://www.fonini.net/posts/36-tutorial-de-hibernate-com-sqlite