Arquivo .jar é isso?

9 respostas
L

Eu acabei de fazer meu primeiro arquivo .jar, e foi tudo bem, fiz numa boa, e depois coloquei o .jar em uma ícone na área de trabalho, e rodou legal! Aí, eu pensei que seria facinho fazer isto no computador de um cliente, mas quando eu rodei o jar, que decepção, nenhuma imagem abria. Aí, foi que eu fiquei vendo que eu tenho que colocar no mesmo diretório as imagens, senão não abre imagem. Bem que dizem que jar não é executável, agora que eu fiquei vendo que não é mesmo, porque um executável incorpora as imagens nele, e no caso do jar, você tem que colocar tudo do lado de fora na pasta junto com o jar.

Ou será que sou eu que não sei fazer a coisa certa? Se alguém puder falar sobre isso, vai orientar melhor.

Outra coisa, será que eu preciso instalar manualmente no computador do cliente cada aplicativo, ou seja, tenho que pegar o kit SDK, configurar variáveis de ambiente, criar um diretório Java e um sub-diretório pacoteJar, onde ficarão os arquivos, e tal, e tal. Tenho que fazer isso tudo manualmente ou existe um modo de rodar um outro aplicativo que faça isso tudo por mim. Desculpem minha ignorância, mas não posso me conformar que os desenvolvedores dessa linguagem não tenham pensado em um modo melhor de resolver essa mão-de-obra!

Se alguém puder falar algo, gostaria de saber.

Luca

9 Respostas

D

Voce pode tanto empacotar as imagens junto c/ o .jar e distribuir tudo em um arquivo so, com tb pode jogar as imagens em um diretorio diferente e configurar o Class-Path dentro do arquivo manifest dentro do jar p/ enxergar as imagens.
Existem diversos tutoriais na internet sobre jar que explicam mais passo a passo os detalhes da construção de um jar.
Inclusive aqui no GUJ tem um em Tutoriais e Artigos.
Vale a pena dar uma olhada.

D

Nos meus projetos eu sempre crio um pacote so p/ as imagens.gif que eu uso nos meus botoes.
Voce pode criar um pacote dentro do seu projeto e colocar seus .doc, quando a ide criar o .jar vai tudo junto.

klarq

O eclipse cria o Mainfest para nós com o class-path certinho?

sl4v3r

Cria sim… ele e o netbeans.

D

Se vc colocar os arquivos dentro de um pacote do jar nao precisa configuraro classpath.
o classpath é para os casos em que vc distribui os arquivos separado do jar e coloca em um diretorio diferente do jar, ai sim vc precisa informar no classpath onde estao os arquivos.

L

Aí, amigos,

Quero agradecer a todos vocês que estão participando dessa questão que eu coloquei, porque cada um contribuiu com novidades para mim. É que eu estou tão no início de programação Java, não tenho dois meses ainda, que me falta concimento de muitas coisas.

Eu ainda faço aplicativos apenas usando o Bloco de Notas do Windows, vai bem, mas eu sei que usar uma IDE deve ser melhor. Agora vocês estão falando aí no Eclipse, eu não tenho isso, nunca usei, mas estou pretendendo entrar nisso, e eu gostaria de perguntar, para fazer esses pacotes e para a distribuição dos aplicativos, entre o JCreator e o Eclipse, qual deve ser o melhor? Vocês conhecem os dois? Poderiam me orientar?

Abraços para vocês.
Luca

D

Todas IDEs devem fazer isso automatico.
Eu particuarmente adoro o NetBeans.

http://www.netbeans.org

Daniel_Quirino_Olive

Luca Mollini:
Aí, amigos,

Quero agradecer a todos vocês que estão participando dessa questão que eu coloquei, porque cada um contribuiu com novidades para mim. É que eu estou tão no início de programação Java, não tenho dois meses ainda, que me falta concimento de muitas coisas.

Eu ainda faço aplicativos apenas usando o Bloco de Notas do Windows, vai bem, mas eu sei que usar uma IDE deve ser melhor. Agora vocês estão falando aí no Eclipse, eu não tenho isso, nunca usei, mas estou pretendendo entrar nisso, e eu gostaria de perguntar, para fazer esses pacotes e para a distribuição dos aplicativos, entre o JCreator e o Eclipse, qual deve ser o melhor? Vocês conhecem os dois? Poderiam me orientar?

Abraços para vocês.
Luca

Eclipse. Veja uns tutoriais aqui: http://eclipse-tutorial.dev.java.net/
Sobre empacotar as imagens junto com um seu JAR, uma dica que pode ajudá-lo muito. Crie uma estrutura de pacotes no seu projeto onde você irá colocar apenas as imagens. Algo como “com.acme.ui.img”. Para carregar as imagens que estão dentro destes pacotes, use algo como:

this.getClass().getResourceAsStream("com/acme/ui/img/MinhaImagem.jpg");

:wink:

L

Ué!
Isso de empacotar no jar uma imagem serve pra um .doc?
Eu empacotei mas mesmo assim ainda preciso deles.
É simplesmente (no caso do eclipse) exportar pra um .jar e selecionar, junto com os fontes, os arquivos que tu quer botar junto?

vlw :wink:

Criado 6 de junho de 2006
Ultima resposta 7 de jun. de 2006
Respostas 9
Participantes 6