Eu acabei de fazer meu primeiro arquivo .jar, e foi tudo bem, fiz numa boa, e depois coloquei o .jar em uma ícone na área de trabalho, e rodou legal! Aí, eu pensei que seria facinho fazer isto no computador de um cliente, mas quando eu rodei o jar, que decepção, nenhuma imagem abria. Aí, foi que eu fiquei vendo que eu tenho que colocar no mesmo diretório as imagens, senão não abre imagem. Bem que dizem que jar não é executável, agora que eu fiquei vendo que não é mesmo, porque um executável incorpora as imagens nele, e no caso do jar, você tem que colocar tudo do lado de fora na pasta junto com o jar.
Ou será que sou eu que não sei fazer a coisa certa? Se alguém puder falar sobre isso, vai orientar melhor.
Outra coisa, será que eu preciso instalar manualmente no computador do cliente cada aplicativo, ou seja, tenho que pegar o kit SDK, configurar variáveis de ambiente, criar um diretório Java e um sub-diretório pacoteJar, onde ficarão os arquivos, e tal, e tal. Tenho que fazer isso tudo manualmente ou existe um modo de rodar um outro aplicativo que faça isso tudo por mim. Desculpem minha ignorância, mas não posso me conformar que os desenvolvedores dessa linguagem não tenham pensado em um modo melhor de resolver essa mão-de-obra!
Se alguém puder falar algo, gostaria de saber.
Luca