Arquivo jar não executa

13 respostas
G

Pessoal…

Já consultei “n” tópicos a respeito de jars aqui no fórum. Já tentei todas as dicas e não consigo fazer meu .jar funcionar em clientes. Na máquina onde desenvolvo funciona, na máquina do pessoal de testes funciona, porém, nos clientes não roda. Já verifiquei o manifest e está correto. Eu chamo a aplicação através de um arquivo .bat. Já me atentei também quanto a questão da nomenclatura de diretórios (aspas, espaços, acentos… etc) e mesmo assim não roda.

Também já chamei o .jar de “n” formas (java meu.jar; java -jar meu.jar; meu.jar direto … etc… etc) e nada…!

Peguei uma máquina de teste, formatei e apenas instalei a JRE 6 tentando simular o ambiente que encontraria nos clientes, e nela funcionou, porem nos clientes não.

Meu jar recebe parâmetros ao ser chamado. Trata-se de uma aplicação que gera um gráfico com JFreechart a partir de uma base mysql.

Existe algo mais a tentar? Será que diretivas de segurança podem influenciar?

Por favor, preciso da ajuda e experiência de vocês.

Grato.

13 Respostas

R

vc verificou a versão do Java na máquina de seus clientes?

G

Ola rjbCordeiro…

Sim verifiquei… inclusive até, onde fizemos o primeiro teste o cliente não tinha a JRE instalada… então instalamos a mais atual.

Não sei mais pra onde correr…!

pedruhenrik

ghm,

posta o código como vc chama o .jar

eu utilizo da seguinte maneira: java -jar c:\meujar.jar "param1" "param2"
detalhe só roda em windows.

se vc, no seu cliente tentar chamar direto pelo dos o jar tem alguma exception?

boa sorte!

att,

G

Olá pedruhenrik …

Atualmente estou chamando assim:

Grafico.jar "param1" "param2" "param3" ""

Por que o arquivo .jar está na mesma pasta do meu arquivo .bat.

Mas também já chamei passando o caminho todo de diretório, inclusive até entre aspas duplas, a fim de evitar problemas com espaços e acentos na árvore de diretório.

Quando chamo através do prompt, simplesmente não abre a aplicação… não dá nenhuma exception.

Valeu pela força… pedruhenrik!

Se vc tiver outra dica, fico grato.

GHM.

adriano_si

Cara… chama pelo console… Posta se aparecer alguma exceção…

G

Olá Adriano_si

Cara… é isso que mais me intriga…

Se eu rodar dessa maneira:

Grafico.jar "param1" "param2" "param3" ""

pelo prompt do DOS e não dá erro ou exceção alguma… simplesmente pula pra linha de baixo… e não abre a aplicação Java.

Se eu rodar dessa maneira:

java Grafico.jar "param1" "param2" "param3" ""

Ocorre o seguinte erro:

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: Grafico/jar Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: Grafico.jar at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source) at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method) at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source) at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source) Could not find the main class: Grafico.jar. Program will exit.

Já se rodar assim:

Grafico.jar -jar "param1" "param2" "param3" ""

Dá o erro a seguir:

Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException
        at GraficoPluvio.GeraGrafico.GerarGrafico(GeraGrafico.java:73)
        at GraficoPluvio.GeraGrafico.main(GeraGrafico.java:62)
adriano_si

roda como o Pedruhenrik te falou no Console… se tiver dentro da Pasta onde se encontra o jar, não precisa colocar o path completo, basta o nome do arquivo…

Algumas execuções suas de jar estão erradas… dá uma lida melhor no material que você tem…

lina

Oi,

A criação do seu jar está errada.

Qual IDE você está utilizando?

Tchauzin!

G

Olá Lina…

Utilizo o Eclipse… e gero o .jar através do Export -> Runnable Jar Files

Pessoal… será que está é a melhor maneira de gerar o .jar?

Grato.

lina

ghm:
Olá Lina…

Utilizo o Eclipse… e gero o .jar através do Export -> Runnable Jar Files

Pessoal… será que está é a melhor maneira de gerar o .jar?

Grato.

Oi,

Sim! Na último card da tela, tem a opção de selecionar o main class.
Acho que é isso que esta faltando…

Tchauzin!

G

Lina…

Gerando através do Runnable Jar File, que é o arquivo jar executavel, não encontrei a opção para informar a classe main, somente na outra opção de exportação (Jar File).

Exportei dessa forma… mas também não funcionou…!

Nossa… estou apanhando feio do jar… por favor… me ajudem!

Grato.

pedruhenrik

vc seleciona a classe “Main” na opção “Launch Configuration”, esse select recupera suas preferências para gerar o jar conforme a classe Main e o projeto.

E nessa mesma tela tem um radio “Library Handling” nele vc seleciona a opção do meio “Package required libraries into generated JAR” só por garantia de q não vai faltar nenhum outro jar.

e testa primeiro chamando pelo console do dos assim:

java Grafico.jar "param1" "param2" "param3"

ah tb não custa nada dar um “project/clean” e tb se possivel acessa o menu “run / run configuration” e elimina as preferências não utilizadas.

boa sorte!

att,

G

Ola PedruHenrik

Fiz os procedimentos que você me falou… porém não obtive êxito.

Chamei pelo DOS:

java Grafico.jar "param1" "param2" "param3" "param4"

e ocorreu o seguinte erro:

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: Grafico/jar

Tem mais alguma dica…?

Grato.

GHM.

Criado 25 de outubro de 2010
Ultima resposta 26 de out. de 2010
Respostas 13
Participantes 5