Arquivo .jar roda via prompt mas não roda por fora

10 respostas
P

Pessoal, estou começando agora no mundo java então me desculpem pela dúvida ser tão boba. Uso Windows 7 64bits e jdk1.7 32bits.

O que acontece é o seguinte: criei uma tela em java, pelo Eclipse.
Na IDE roda normal, via linha de comando roda normal.

Porém, quando pego o arquivo .jar gerado pelo eclipse e clico duas vezes dá uma mensagem de erro do tipo "não foi possível localizar nem carregar a classe principal "

Já tentei todo tipo de configuração de CLASSPATH e Java Home e não resolveu.
Já li vários fóruns aqui e em outros lugares e não consegui resolver o problema.

Se puderem ajudar…

10 Respostas

Arthemus

No eclipse tem duas opções para exportar o arquivo .jar, export > "JAR file" e "Runnable JAR file"…

Qual opção você esta usando?

P

Já tentei as duas opções.

Arthemus

Tem como vc envia o projeto por anexo pra da uma olhada ?

P

Arthemus, coloquei o projeto em anexo.

To achando que o buraco é mais embaixo. Outros projetos que rodam em outras máquinas também dão o mesmo erro aqui.
E o meu projeto dá o mesmo erro em outras máquinas.

Arthemus

Pablo, verifique o anexo. Usando seu jar, fiz uma engenharia reversa aqui pra poder analisar o fonte e vi não havia nenhuma classe com um método ?main?, apenas chamadas de teste para o Junit… Fiz uma classe main chamando o frame FrameDVD, pra teste mesmo e gerei um .jar para o projeto. Aqui na minha máquina deu certo, não teste as operações da aplicação mas pelo menos esta executando normal.

Se mesmo assim o erro continuar, inclusive em relação as outras aplicações que não funcionam na sua maquina, revise as variáveis de ambiente.

Qualquer coisa tamos ai!

P

Arthemus, o projeto tem sim um método main. Ele está dentro do pacote dvd.frame na classe FrameListagemDVD.

De qualquer forma fiz o que você disse e não resolveu.

Fiz outro teste: rodei esse mesmo projeto em uma outra máquina Windows 7 64bits e deu erro. E rodei em uma máquina XP 32bits e foi normal.
Não sei se pode ser pau do Windows 7 64.

Conferi as variáveis de ambiente e estão assim:
JAVA_HOME = C:\Program Files\Java\jdk.1.7.0_03
CLASSPATH = %JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar;.;
PATH = %JAVA_HOME%\bin

Não faço nem ídeia do que pode ser!

Arthemus

Bem lembrado, aqui na maquina onde testei, é um XP 32bits tb, vou fazer um teste com o jar que vc me passou em casa hoje a noite, la tenho o 7 64bits, da pra testar melhor e ver se é alguma configuração relacionada a versão da JVM

P

Mas o mais incrível, no meu ponto de vista, é funcionar via linha de comando.
Não faz sentido nenhum!

Tentei tbm instalar o Java 32bits. Então agora tenho o jdk 64 e o jdk 32 bits. Mas em nenhum funciona.

Vou continuar tentando, se descobrir algo postarei aqui!

Vlw!

P

Arthemus, desisti. Tentei de tudo. Reinstalei jdk, instalei so a jre. Tentei com 32 e 64 bits, enfim nada funcionou.

Então resolvi que o melhor a fazer é rodar o arquivo via linha de comando, que funciona normal.

E como eu quero fazer um installshield para o arquivo e fazer ele ser instalado igual um programa do windows msm, o que eu vou fazer é um arquivo bat para rodar o jar sem abrir o console.

De qualquer forma obrigado pela ajuda!

Arthemus

Complicado em Pablo, mas blz, vc conseguindo executar o programa ai é o que importa, ainda estou com seu jar em casa, se tiver algum progresso posto aqui no forum.

Falow!

Criado 10 de abril de 2012
Ultima resposta 12 de abr. de 2012
Respostas 10
Participantes 2