Arquivo jar

Bom dia!

Eu fiz uma aplicação e gerei o arquivo .jar dela… quando clico no arquivo .jar a aplicação roda normalmente no meu pc…

Tentei rodar este mesmo .jar no PC do trabalho, a aplicação não roda normalmente, tipo não aparecem as telas da aplicação, contudo quanto alterno entre janelas apertanto alt+ tab (windows) eu consigo ver o ícone da aplicação que eu fiz, seleciono este ícone e nada acontece…

No meu trabalho tenho a máquina virtual, path configurado, tudo ok…

Alguém saberia dizer o que pode ser?

Obrigada

Malu :wink:

nossa, é bem esquisito mesmo, tp… tu ta usando o método setVible(true), na aplicação ?

Estou usando este método sim :roll:

Provavelmente está sendo lançada alguma exceção quando você inicia a aplicação, faça o seguinte:

Vá no console e digite:

java -jar SeuArquivo.jar

E veja se vai aparecer algum erro.

Bom, você tem razão e apareceu o seguinte erro:

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: org/jdesktop/layout/GroupLayout$Group at br.com.dan.io PrincipalClass.main<PrincipalClass.java:21>

:roll:

Vc tem que setar o .jar do netbeans 5.0 que usa esse layout, agora eu n lembro o nome, mas se tu ver for nas libraries la tem ele sim, e tb nao esqueca da pasta lib com esse .jar no diretorio da aplicaçao.

Está faltando essa classe aí, ela é do Netbeans e fica no jar swinglayout.jar, pega ele e coloca no classpath da maquina, pra ficar mais facil você pode editar o arquivo manifest.mf do seu jar e colocar:

Class-Path: swinglayout.jar

E colocar o swinglayout.jar junto com o seu.

Bom, eu fui em executar, digitei cmd e digitei o seguinte na linha de comando:

set "CLASSPATH=“C:\Arquivos de programas\netbeans-5.0\platform6\modules\ext\swing-layout-1.0.jar”

Depois tentei editar o manifest e me basiei nisso (usei de uma dica aqui do forum mesmo o site: http://wiki.java.net/bin/view/Netbeans/FaqPackagingMatisseBasedProjects):

<target name="-post-jar">
<jar update=“true” destfile="${dist.jar}">
<zipfileset src="${libs.swing-layout.classpath}"/>
</jar>
</target>

Mas ainda não dá certo… :roll:

Não precisa mexer com ANT só pra isso não, descompacta o arquivo .jar (com winzip por exemplo), abre o arquivo manifest.mf no bloco de notas, coloca a linha Class-Path e compacta de novo.

Hummm, não estava abrindo o manifest do arquivo jar propriamente dito.

Agora que o abri vi que esta da seguinte forma:

Class-Path: lib/org-jdesktop-layout.jar lib/modules lib/ext lib/swing-
layout-1.0.jar lib/org-netbeans-modules-java-j2seproject-copylibstask
.jar lib/activation.jar lib/FastInfoset.jar lib/jax-qname.jar lib/jax
p-api.jar lib/jaxrpc-api.jar lib/jaxrpc-impl.jar lib/jaxrpc-spi.jar l
ib/jsr173_api.jar lib/mail.jar lib/relaxngDatatype.jar lib/saaj-api.j
ar lib/saaj-impl.jar lib/xsdlib.jar lib/commons-beanutils.jar lib/com
mons-collections.jar lib/commons-digester.jar lib/commons-logging.jar
lib/jsf-api.jar lib/jsf-impl.jar lib/standard.jar lib/jstl.jar lib/j
unit-3.8.1.jar lib/antlr.jar lib/commons-beanutils.jar lib/commons-di
gester.jar lib/commons-fileupload.jar lib/commons-logging.jar lib/com
mons-validator.jar lib/jakarta-oro.jar lib/struts.jar

Porém, não vi esta pasta lib…tenho que cria la no diretório principal do projeto e gerar de novo o jar?

Muito obrigada :roll:

Crie esta pasta lib no diretorio onde ficará seu JAR, coloque dentro dela esses jar’s aí, teoricamente o Netbeans deveria gerar ela dentro da pasta dist, ou em algum outro lugar aí, mas se ele não faz, faça você mesma…

E lembre-se de levar essa pasta junto com seu jar pra onde tenha que executar.

Cria uma pasta lib, no diretorio da aplicacao, n precisa recopilar o .jar nao.

Ufaaaaa

Obrigadaaa gente, deu certinhooo agora, eu criei a pasta “lib” conforme vcs disseram e coloquei nela os arquivos .jar!!!

:wink:

Malu

:joia: