ola sou iniciante e ao instalar o JDK Java EE não encontrei o arquivo javac (compilador)
So encontrei esse aplicativo no JDK Java SE
Essa fato é verdade?
Arquivo JAVAC no JDK JAVA EE
7 Respostas
É sim.
Acho que fica mais fácil se você tentar entender o Java EE como sendo uma extensão do Java SE. O javac do SE é o mesmo do EE. Não precisa de outro.
O Java EE são as APIs volatadas para “web”, digamos assim. Enquanto o Java SE são as APIs base nas quais todas as outras APIs dependem.
Pessoal, bom dia!
Sou novo na programação em JAVA e após muitos anos trabalhando em outra área, que não a Ciências da Computação minha graduação, resolvi ocupar o tempo que tenho livre com o desenvolvimento em JAVA. Lendo alguns tutorias e assistindo algumas aulas para iniciantes, me deparei com a primeira dúvida que tem haver com este tópico:
Ao acessar o site da Oracle para baixar o Java EE 7 pelo link, http://www.oracle.com/technetwork/java/javaee/downloads/java-ee-sdk-7-downloads-1956236.html, me deparei com um pacote de arquivos compactados .zip e não com um arquivo de instalação .exe
A pergunta é, o que faço com esses arquivos para poder iniciar meus primeiros comandos? Vi que o java EE 6 é .exe, e este que é o 7 não. Estou fazendo algo errado?
Obrigado pessoal!!
Olá!
Então… Java EE pode-se dizer que são as API’s voltadas para web, a grosso modo é isso. E todas essas API’s são implementadas dentro de um servidor web. Portanto, baixar o Java EE lá no site da Oracle significa em outras palavras baixar o servidor Glassfish, que é a implementação de referencia da plataforma. Existem outros servidores certificados que servem ao mesmo propósito: JBoss, WebLogic, WebSphere, etc. Baixando qualquer um desses significa ter “Java EE” no seu computador.
Entretanto essas API’s web só vão funcionar se você tiver uma máquina virtual no seu computador, e essa máquina virtual vem com a instalação do Java SE SDK. Portanto eu diria que você deve instalar o Java SE SDK, e depois baixar o servidor de sua preferência seja ele qual for. A maioria deles inclusive é exatamente isso, um arquivo zip que você descompacta.
Ok Rodrigo, muito obrigado!!!
Instalei mesmo o JAVA SE JDK, e configurei as variáveis de ambiente e tá funcionando. Fiquei curioso pq o instalador não cria essas váriáves! Existe algum padrão? Vi todo tipo de indicação para elas já… Um tutorial indicou o seguinte valor para a CLASSPATH:
.;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME
%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%
jre\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar
Acho importante que você entenda para que cada uma serve, e depois você faz o que achar melhor. Mas você também precisa entender o que são variáveis de ambiente a nível de sistema operacional, como a famigera PATH. Que não tem nada a ver com Java exclusivamente. Serve pra qualquer coisa.
Se você for usar uma IDE para desenvolver, tipo Eclipse ou Netbeans, você dificilmente precisa se preocupar em configurar essas variáveis na mão. A própria IDE já faz isso por você.
Tenho uma noção delas… Sou do tempo em que configurávamos essas variáveis no autoexec.bat para comandos no MS-DOS funcionarem rsrsrs
Bem, vou seguindo aqui meu caminho de aprendizado agora rsrs valeu pelas infos!!!
Hahaha. Sou desse tempo também. Tirava o carregamento do mouse no autoexec.bat pra liberar memória e fazer algum jogo rodar.
Esse conhecimento vai te ajudar. Mas como disse, você só vai precisar se preocupar isso se for fazer algo via linha de comando, “na mão”. Usando IDE não precisa.
Abraço e boa sorte!