Trabalho p/ uma grande Empresa e a mesma possui demandas muito variadas e normalmente estas demandas requerem armazenamento de dados, porém temos que criar sempre uma tabela no bd que será utilizada somente p/ esta solicitação e depois descartada.
Meu questionamento é o seguinte, como seria se ao invés de criar uma tabela no banco eu trabalhasse com arquivos? Gostaria da sugestão de vocês, talvez com um nº de opiniões eu possa convencer meus usuários qual das propostas seria melhor.
No caso os arquivos seriam mais uteis pois sao mais faceis de criar e depois deletar, enquanto no banco vc pode correr o risco de afetar outras tabelas sem querer.
Espero ter ajudado.
Cara isso depende!!
Se você vai usar uma quantidade grande de dados, os arquivos vão ser ruins, vai ficar muito lento.
Criar e apagar tabela no BD não tem nada de mais, desde que você saiba o que está fazendo, mas isso também vai acontecer com os arquivos. Você pode apagar um arquivo que está sendo usado por outra aplicação, assim como pode apagar uma tabela também.
Eu usaria o BD mesmo, pela confiança, consistência, segurança etc
Bom, eu escolheria BD da mesma maneira.
Tudo depende do que você precisa e do que acha importante.
Se você perdere essses dados não te causar problemas, pode ser um arquivo.
Só que pense no caso de haver 1.000.000 de registros no arquivo, aí você infelizmente precisa acessar sempre o registro número 999.999, imagine um loop fazendo isso toda vez, o tempo que você perde é tremendo.
Se você tem disponibilidade de um BD, não vejo porque não utilizá-lo, mas a escolha depende da sua aplicação.
Pode haver concorrência nesses arquivos?? Tipo um usuário acessar e outro tentar ao mesmo tempo? Como tratar isso?
Os arquivos serão seqüenciais, serão utilizados somente na geração dos relatório sem que haja algum tipo de consulta. Quanto a questão da concorrência, não tanta importância visto que o open no arquivo é feito implicitamente pelo Java não causando impacto no SO ou no mesmo, caso haja algum tipo de concorrência.
[color=“red”]Valeu mesmo, pois são discussões assim que nos fazem refletir no que é melhor p/ o nosso cliente e p/ nós.[/color]
voce precisa persistir esses dados em arquivo ou mesmo BD ou voce quer apenas registrar que houve uma transacao? o que seria o seu input output?? existe um framework de prevalencia de dados o prevayler de uma olhada aqui -> www.prevayler.org … eu nao entendi bulhufas… porem sao outros meios o que ele faz e gravar os dados em memoria e se precisar postergar ele gera arquivo no disco.