Arquivos HSQLDB criptografados

7 respostas
S

Bom dia a todos,

gostaria de saber se é possível configurar o HSQLDB para criar e manter os arquivos com os registros dos dados criptografados? Se for possível fazer isso, como ou onde consigo a informação de como fazer isso?

Preciso de manter os dados criptografados por questões de segurança, pois da forma normal percebemos que no arquivo .script que
é gerado aparece até a senha do usuário do banco de dados.

Desde já agradeço pela ajuda.

7 Respostas

T

Use um outro banco que dê suporte a criptografia (se não me engano o Derby e o H2 dão esse suporte, mas é melhor você dar uma olhada.)

A alternativa é mexer no fonte do HSQLDB, como eu tive de fazer, mas há apenas três problemas:

• Não posso disponibilizar essa alteração (não é open-source);
  • Foi extremamente complicado fazer a tal alteração;
  • Deixou o banco meio “instável” no sentido que agora ele é bem menos tolerante a falhas de gravação no arquivo.
finotti

superbig, não sei se o HSQLDB tem essa opção de criptografia.
uma solução seria criptografar os dados “na mão” antes do HSQLDB persistir, usando por exemplo, SHA1, MD5, hexadecimal.
isso não garantiria a segurança, mas pode ser o suficiente no seu caso.

T

Mas ele quer criptografar a senha do banco, que aparece em claro no arquivo .script.
No caso do HSQLDB não é suficiente só criptografar os dados.

S

Pois é pessoal, pensamos em alguma alternativas, mas como o thingol comentou mesmo que a gente as adote a senha continuará visível para quem tiver a curiosidade de abrir os arquivos.

Vou dar uma olhada nesses outros banco de dados (Derby e H2) para ver se encontro esse suporte, mas o ideal seria utilizar o próprio HSQL pois a aplicação já está em uso

S

Pessoal,

pesquisei aqui durante a tarde estou convencido de que o HSQLDB realmente não suporta a criptografia dos dados, pelo menos nas documentações oficiais nem citam essa possibilidade.

Porém ao pesquisar sobre os demais bancos de dados vimos que o H2 nos atende bem e que possue umas outras funcionalidades (comando para backup sem parar o SGBD, entre outras) e estamos avaliando o impacto de uma provável troca para este banco de dados.

debug

Fala rapaz blz?

queria saber qual foi a melhor alternativa?

pois estou passando pela mesma fase.

ate+

T

Leia o que o superbig disse.

Criado 25 de setembro de 2008
Ultima resposta 6 de out. de 2008
Respostas 7
Participantes 4