oi pessoal,
estou desesperado, tenho que terminar um projeto mas nao consiguo chamar os relatorios .jasper, o netbeans nao esta reconhecendo a classe Jasper, sera que vcs podem me ajudar para executala eu terei que instalar algumas coisa, ou importar de algum lugar, eu nunca tinha lidado com relatorios e esto completamente perdido, eu peguei este codigo se ajudar um pouco para resonder, e coloquei todos os relatorios na mesmo diretorios em que esta o arquivo principal,
private void jMenuItem12ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
// TODO add your handling code here:
//relatorio catalogo
Connection conn = null;
try{
String reportName = "principal/catalogo.jasper";
InputStream fis = this.getClass().getClassLoader().getResourceAsStream(reportName);
conn = getConnection();
JasperPrint print = JasperFillManager.fillReport(fis, new HashMap, conn);
JasperViewer jv = new JasperViewer(print);
jv.setVisible(true);
}catch(Exception ex){
ex.printStackTrace();
}finally{
if(conn!= null) try { conn.close(); } catch ( Exception ex){}
}
}
Se ele não está localizando o arquivo, tente informar todo o caminho até o relatorio. Para pegar o caminho inicial do projeto, você pode utilizar System.getProperty("user.dir"); e você completa a string com o caminho do pacote que estão os seus arquivos.
bruxel como eu iria fzer isso?, eu instalei o plugin do ireport no netbeans 6, mas como eu adicionaria as bibliotecas no classpath, se nao for muito poderia me explicar um pouco por cima como eu teria que fazer?, serei muito grato
bom eu fiz o que vc me disse mas eu anexei a pasta que eu baixei do site do jasper,contendo todas as classes, mas nao tem .jar nela, e nao mudou nada depois disso, estou anexando a coisa certa?,ou é para anexar o jar do programa pricipal?
a questao é que nao sei onde achar estes arquivos .jar, procurei na pasta do jasperreport, mas nao achei nada, o pior que tenho 2 horas para terminar tudo … ta uma correria, num da tempo de eu pegar para estudar…