E ai galera, desculpe a pergunta mas eu ja olhei o resto do forum e ainda tenho algumas duvidas :
- Para conectar com o access eu preciso de algum arquivo tipo como para mysql e firebird ? se sim onde posso encontrar ?
Estou utlizando o tomcat 5 …
- Alguem tem algum exemplo da classe de conexao correta para incluir em um jsp ?
Classe para conectar com jsp eh a mesma que vc faz para swing…
segue um exemplo…
packageconexao;importjava.sql.*;publicclassConexao{privateConnectionconnection;privateStatementstatement;publicConexao()throwsSQLException{try{Class.forName("org.postgresql.Driver");connection=DriverManager.getConnection("jdbc:postgresql://200.215.114.175/OS?charset=ISO8859-1","msitec","ms340101");System.out.println("Conexao Efetuada.");}catch(ClassNotFoundExceptionex){System.out.println("Nao foi possivel encontrar a classe do Driver");}catch(SQLExceptionex){System.out.println("Nao foi possivel conectar ao servidor");throwex;}try{statement=connection.createStatement();}catch(SQLExceptionex){System.out.println("Nao foi possivel criar a statement");throwex;}}/** *Executa uma update na base de dados *@param update String SQL a ser executado *@throws SQLException se nao for possivel executar *o upadate (Erro de SQL). */publicsynchronizedvoidexecuteUpdate(Stringupdate)throwsSQLException{try{statement.executeUpdate(update);}catch(SQLExceptionex){System.out.println("Nao foi possivel executar o update");throwex;}}/** *Executa uma consulta na base de dados *@param query String SQL a ser executado *@return Um objeto do tipo ResultSet contendo o resultado da query *@throws SQLException se nao for possivel executar a query (ERRO de SQL) */publicsynchronizedResultSetexecuteQuery(Stringquery)throwsSQLException{try{returnstatement.executeQuery(query);}catch(SQLExceptionex){System.out.println("Nao foi possivel executar a query");throwex;}}/** *Fecha conexao com a base de dados */publicvoidfecharConexao(){try{statement.close();}catch(SQLExceptionex){ex.printStackTrace();}}}
onde vc vai usar assim:
rs=con.executeQuery(string);
classe para conexao com access…mapeando o arquivo.mdb
/packagepkTrabalho;/** * @author michela * * To change the template for this generated type comment go to * Window>Preferences>Java>Code Generation>Code and Comments *//* O banco de dados que eu pretendo usar é o Postgrees, mas para mostrar * em sala de aula, usarei o access */importjava.sql.*;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassConexao{privateConnectionconn;privateStatementstmt;//private final String hd="c:\\michela\\dados\folha.mdb";privatefinalStringdbdriver="sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver";publicConexao(){try{StringHd="c:\\Michela\\dados\\folha.mdb";//pode usar um ip...//System.out.println("->"+Hd);Class.forName(dbdriver);try{conn=DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:Driver="+"{Microsoft Access Driver (*.mdb)};"+"DBQ="+Hd,"","");stmt=conn.createStatement();}catch(SQLExceptione){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro: "+e);}}catch(ClassNotFoundExceptionex){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro: "+ex);}System.out.println("conectado");}publicConnectiongetConexao(){returnthis.conn;}publicStatementgetStatement(){returnthis.stmt;}}