Arquivos temporários

Bem gente estou precisando trabalhar com arquivos temporários, onde eles são criados, lidos e após essa leitura devem ser imediatamente apagados, sei que dá pra fazer isso via código com as APIs de manipulação de arquivos, porém queria saber se existe um método específico para se trabalhar com arquivos temporários, tipo, vi que na classe File existe um metodo chamado createTempFile(), essa classe atende a minha necessidade? caso eu a use tertei que criar código para apagar o arquivo ou a JVM se encarrega de apaga-lo, e quando ela apaga? Quando o arquivo é fechado?

Grato!

createTempFile, conforme você deve ter visto, não cria um arquivo e sim um nome para um arquivo. Esse nome pode ser usado para abrir um arquivo no diretório de arquivos temporários. Quanto tempo ele fica aberto é por sua conta. O Java não é de apagar ou fechar automaticamente arquivos; isso não é o costume dele.
Porque muitos professores acham que o Java, além de fazer a limpeza (garbage collection), também faz a comida e passa as roupas - ou seja, uma verdadeira dona de casa, eles dizem para você não se preocupar em fechar os arquivos. Não entre na onda deles; feche tudo direitinho e não se esqueça também de apagar se for o caso.