Arquivos Texto para XML

Preciso de um help.
A partir de uma página na net, um cliente poderá enviar mensagens sms através da empresa em que trabalho.
Vai ter uma opçao em que ele poderá realizar um envio massivo de mensagens, ou seja, ele fará um upload de um arquivo texto (com alguns layouts pré-definidos por nós) em que conterá as informações.
Ex:
551155223366;feliz aniverário;guj
551966553232;feliz natal;guj

onde a estrutura acima significa: [destinatário;mensagem;remetente].
ao finalizar o carregamento deste arquivo o sistema terá que mostrar o nº de linhas válidas e inválidas para o usuário e caso ele confirme, as linhas válidas serão segmentadas e as informações serão devidamente guardadas em suas respectivas colunas para agendar o envio desses SMSs.
A dúvida é… pensei em utilizar xml para fazer a conversão e consequentemente a verificação da consistência das informações e guardá-las no banco. Só que não tenho idéia de como realizar a tarefa. E seria esta a forma mais correta e segura?
OBS: utilizo JSP, Servlets (mvc) e sql server.

XML não me parece uma boa. Pra falar a verdade, isso aí está gritando “Regular Expressions”.

É só ir pegando linha a linha, fazer o match com algo do tipo “^([0-9]{8});([^;]+);([^;]+)$” (a regexp exata vai depender das validações que você faz) e, se der um match, guardar as informações numa lista de javabeans. Aí, se o usuário der ok, você já vai ter tudo pronto pra fazer a inserção no banco.