Arquivos texto

Galera é o seguite eu to fazendo um trabalho para a faculdade, e a professora pedui para que fizesse um sistema bancario, uma coisa bem simples passou ate o uml do sistema.

Porem estava querendo fazer uma coisa mais bem apresentavel, e estava procurando fazer a coisa grafica e com senha de entrada no sistema e tudo mais, mas eu não se nada de banco de dados e não queria entrar nesse nivel ate para ficar mais facil do programa rodar em qualquer lugar e para a professora corrigir.

Por isso queria manter essas coisas que ficariaum em um bd num arquivo txt, coisa sem proteção mesmo… mas para isso eu tenho q aprender a mexer em arquivos com o Java.

Queria saber se tem como eu percorrer o arquivo sem ter que por ele inteiro em memoria e se tem algum comando tipo procura, para encontrar, nome do usuario, senha, cliente, agancia e por ae vai…

Se puderem me ajudar…
Obrigado…
:lol:

Tente usar essa classe aí:

http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/java/io/RandomAccessFile.html

Exemplos:
http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=2728

Pode ter certeza que é bem mais facil fazer isso em um BD que em arquivos textos, é bem simples, pq não tenta fazer em MySQL por ex?

Tem o www.freesql.org que vc pode criar um banco MySQL gratuitamente, e ele vai ficar acessivel de qualquer lugar…

E você vai tirando suas dúvidas aqui.

É bom pra aprender um pouco de BD tb, que é fundamental.

Abs e Bom Aprendizado!!!

O q acha d usar o Prevayler ?

Leia o capítulo do livro do Deitel em que é abordado o uso de arquivos. Na quarta edição é o capítulo 16 não sei qual é o capítulo na edição mais nova.

Obrigado galera…
Estava querendo conteudos em portugues… entendo muito pouco da lingua inglesa… por isso fica mais facil quando encontro em portugues, se puderem me ajudar… fico grato!

Não quero usar banco por outros motivos tb… como por exemplo deixar pra depois o bd e aproveitar para aprender agora como aditar arquivos… gosto de trabalhar com eles e tenho projetos q recebem arquivos como dados, como uma bilhetagem de uma central Pabx… mas isso não vem ao caso, quero dizer q estou afim mesmo de fazer em arquivos txt, e fivco muito grato a quem esta tentando me ajudar mesmo dizendo para eu usar bd… ,Obrigado!!

Quem puder postar mais coisas sobre edição de arquivos no java, por favor!!!

T+