Arquivos txt e applets

Posso criar uma aplicação web(uma pagina jsp para ser mais preciso),onde eu faça uma consulta a base de dados crie um txt e um applet acessa o conteudo do txt?
Se puder, como faço?

Olá

1. Estude JSP e como fazer páginas JSP usando beans sem incluir código Java lá dentro

2. Estude JDBC e avalie a possibilidade de usar hibernate ao invés de JDBC na raça

3. Você não precisa da applet e tampouco do arquivo txt. Você pode retornar os resultados da consulta em um objeto Java do tipo ArrayList por exemplo.

[]s
Luca

ei, eu li isso e achei bem interessante…
se eu pudesse fazer um applet acessar uma página na net, eu, teoricamente, poderia criar um “desktop remoto” baseado em uma conta de web, vcs num acham?

Olá

Mas você pode fazer isto! O sistema do banco postal que foi desenvolvido em 2001 usando j2sdk 1.3.1 faz exatamente isto.

Mas agora usamos coisas diferentes. Para um desktop acessar a web a gente usa Java Web Start. E para fazer apenas CRUD em uma base de dados com JSP a gente não usa applet.

Tente aprender as coisas por etapas senão vai acabar misturando estações. Sugiro que comece por servlets. Assim você entenderá a mecânica de uma aplicação web seja ela com cliente com cara de browser ou com cara de aplicação desktop (swing, swt ou thinlet)

[]s
Luca