Arranjando componentes na tela usando Swing

4 respostas
V

Olá pessoal. Sou relativamente novo no mundo Java, e mais ainda no mundo de design de interfaces gráficas. Estou tendo grandes problemas com a parte visual de programas que estou desenvolvendo em Swing. Com a lógica dos eventos, listeners, tá tranquilo.
Não to usando IDEs (não curto), to usando Vim + GCJ, em ambiente linux.

Peço que me desculpem se a dúvida é muito vaga, ou se não convém.

Eu preciso desenhar uma interface assim:

Mas estou tendo problemas, não consigo arranjar os componentes com posições fixas na tela, e com alturas e larguras fixas. Tentei alguns layouts, mas nunca sai do jeito que quero.

No caso da tela, tem um JTable dentro de um JScrolledPane, 4 JButtons e 1 JText que não consigo formatar na tela.

Se alguém puder me ajudar, indicando algum material pra estudo, ou até mesmo uma ajuda direta ficaria muito grato. Estou com vários ebooks aqui, mas eles não tratam diretamente dessa parte de formatação estática. To lendo bastante também a documentação online da Sun.

Obrigado por ler.

4 Respostas

T

Use o MigLayout ( http://www.miglayout.com ) para organizar seus layouts de tela de maneira limpa e fácil de manter.

javer

Eu uso o Matise no Netbeans, tudo rápido e bem feito. Agora para quem usa o Eclipse eu realmente não sei o que fazer.

paulofafism

Eu prefiro deixar as configuração dos componentes da GUI no banco de dados, ai fica facil por exemplo, se eu quiser que um campo fique visivel para o usuário, alterar captions dos componentes, entre outras coisas, sem falar o tempo de desenvolvendo meu reduziu bastante, ja que eu não preciso mais ficar arrastando e soltando componentes e ficar ajustando quando adiciono um componente no na interface. Mais em telas de cadastros

V

Obrigado pela indicação, já havia visto essa opção, mas não sabia se era o jeito mais limpo de fazer layouts. Mas pelo que estou lendo, parece que é bem isso mesmo.

Se alguém tiver mais algum toque pode mandar :slight_smile:

Criado 10 de agosto de 2009
Ultima resposta 10 de ago. de 2009
Respostas 4
Participantes 4