Arrastar imagens jpeg e gif para fora da Janela do Layout (Janela do Aplicativo)

5 respostas
DARKTRONIK

Olá pessoal, eu não tenho muito conhecimento em java, e antes de iniciar meus estudos do mesmo gostaria de esclarecer uma grande dúvida que tenho desde o início.

Dúvida principal:
Na linguagem de programação JAVA, focando o uso desktop, é possível arrastar imagens (principalmente em formato gif) para fora da janela do layout?

Quem aqui já viu o programa soutptoys (link pra baixar abaixo), é quase neste estilo que gostaria de saber se o JAVA tem esse recurso ou não.
[http://www.baixaki.com.br/download/souptoys.htm]

Caso tenha essa capacidade, haveria ainda como fazer o programa deixar estas imagens do lado de fora do layout automaticamente logo quando o programa for carregado?
E ainda como deixar estas imagens (mesmo que a janela também precise), sobre qualquer outro programa, isso é, dando pra mexer em outros componentes/aplicativos/programas do sistema, com as imagens sempre à frente? (como quando se coloca imagens à frente do texto no word, porém continua-se dando para escrever)

Dúvida secundária:
Outra dúvida que tenho sobre JAVA é quanto à sua de inovação/capacidade gráfica nos layouts:

É possível fazer o layout de uma janela de qualquer maneira? Por exemplo deixar uma contagem regressiva no lugar do lugar do botão minimizar e ainda deixá-lo em formato curvado, ou este tipo de coisa puxa as propriedades do sistema de forma automática?
Se por exemplo, poderia desenhar uma layout de qualquer maneira, e depois apenas usar as coordenadas de cada botão ou o que quer que seja para a realização das ações.

Gostaria de lembrar que NÃO precisa demonstrar como fazer, e só responder, caso tenha a plena certeza, se a linguagem comporta estes recursos ou não.
Peço desculpas se já existe algum tópico no forum comentando este tipo de coisa ou/e se eu postei esta dúvida no lugar errado, mais gostaria de opiniões mais específicas sobre isso, então resolvi criá-lo aqui.

agradeço a atenção… até +

5 Respostas

ViniGodoy

Dúvida principal: Não é possível. Aliás, quase API nenhuma, em linguagem nenhuma suporta esse tipo de recurso. Esses programas são implementados geralmente interagindo com a API do sistema operacional (mais especificamente do sistema de janelas) diretamente. Nesse caso, seria melhor fazer em uma linguagem sem VM, como o C++.

Dúvida secundária:
É sim. Mas não há componentes prontos para isso. Você teria que desenhar a interface manualmente, usando Java2D.
Dê uma olhada: http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/ch045/index.html

Seria possível criar várias janelas sem decoração (setDecoration(false)) e usando a técnica acima para simular o comportamento descrito na dúvida principal. Mas certamente envolveria um monte de workarounds e talvez o comportamento não ficaria tão interessante quanto o dessa aplicação.

Você também poderia usar JNI/JNA. Mas seria obrigado a escrever funções em C ou C++, e uma versão da parte JNI para cada plataforma.

DARKTRONIK

brigadão mesmo hein… fiquei o dia todo esperando uma resposta e vc ajudo pakas…

ótimo 2011… tudo de bom…
abrass

DARKTRONIK
  1. Então utilizando este recurso a janela desenhada não precisa ser uma imagem estática (ou seja, dentro de um espaço definido, o desenho pode se movimentar[que é o objetivo da img em gif]), enquanto os botões continuam estáticos) certo?!

2. E com este recurso ainda daria para deixar a janela sempre à frente das outras?

ViniGodoy

Você pode desenhar você mesmo os botões, usando Java 2D. Aí qualquer coisa dentro da janela pode se movimentar.

Existe uma propriedade “alwaysOnTop” nas janelas. Procure sobre ela.

DARKTRONIK

vlw vlw vlw… tudo de bom!

Criado 1 de janeiro de 2011
Ultima resposta 2 de jan. de 2011
Respostas 5
Participantes 2